Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Macarrão bifum: como fazer e quais receitas preparar com o ingrediente
Guia Culinário 03/09/2020

Macarrão bifum: como fazer e quais receitas preparar com o ingrediente

Com uma forte presença na culinária taiwanesa, o macarrão bifum se popularizou ao redor do mundo nos últimos anos como um tipo de massa oriental que não leva farinha de trigo na composição da sua receita. Em chinês, bifum significa “massa seca de arroz”, justamente por ele ser elaborado a partir da farinha do alimento. Para aprender a fazer essa comida chinesa e conhecer as receitas que podem ser preparadas com o ingrediente, dá uma olhada na matéria!

Macarrão bifum é livre de glúten, possui um alto valor calórico e pode ser preparado em apenas alguns minutos

Produzido com farinha de arroz, o macarrão bifum é uma ótima alternativa para quem precisa seguir uma dieta celíaca restrita (e tem que substituir as massas tradicionais do cardápio) ou possui algum tipo de intolerância ao glúten. Além de não conter a substância em sua composição, ele é fonte de fibras e minerais provenientes do arroz que ajudam a controlar os níveis de colesterol, possui um alto valor energético (cerca de 484 calorias por porção) e pode ser preparado em apenas alguns minutos.

Aliás, essa é uma das principais características do alimento: com uma massa fina, leve e de sabor neutro, o bifum é super-rápido de fazer e costuma combinar muito bem com legumes, carnes, frutos do mar e diferentes tipos de molhos para massas.

Como fazer macarrão bifum?

Para prepará-lo, esquente uma panela com água até começar a levantar fervura, mergulhe o bifum por 2 minutos apenas para amolecer a massa, e escorra a água logo em seguida. Depois, mergulhe o macarrão em um recipiente com água gelada por 1 minuto para interromper o cozimento. Para acrescentar o sabor à massa, prepare um molho com bastante tempero e uma boa variedade de legumes, como o yakisoba, por exemplo (feito geralmente com shoyu, brócolis, couve-flor, cenoura e acelga). Por fim, incorpore o macarrão à mistura e sirva enquanto ainda estiver quentinho.

Prepare outras receitas com bifum

Existem diversas formas de aproveitar o bifum no dia a dia! Uma boa dica, por exemplo, é preparar uma salada oriental com o macarrão – basta fazer um mix de folhas e legumes e combinar com um molho saboroso, como o vinagrete oriental – feito com manga em cubos, gergelim preto, vinagre de arroz, azeite, gengibre ralado e algumas fatias finas de pepino.

Você também pode preparar uma deliciosa salada de bifum com kani – um ingrediente muito comum na culinária oriental e que combina muito bem com o macarrão de arroz. Basta desfiar a carne de peixe, preparar o macarrão normalmente e incrementar o prato com alguns legumes assados.

Shiitake e shimeji, camarão, peixe cru e outros tipos de frutos do mar também são uma boa dica para complementar a massa e preparar diferentes receitas com bifum!