Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Longevidade com saúde: conheça a dieta mediterrânea que afasta a fadiga do corpo
Guia Culinário 30/03/2015

Longevidade com saúde: conheça a dieta mediterrânea que afasta a fadiga do corpo

Se você procura um plano alimentar saudável para o coração, a dieta mediterrânea pode ser a solução ideal para você. Ela é rica em peixe, frutas, verduras, legumes e cereais, e limitada em carnes vermelhas e laticínios.

Originária de países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Itália, Espanha, Grécia e Egito, essa dieta é baseada em hábitos alimentares saudáveis, com pratos coloridos e com ingredientes variados, que estão associados à saúde e à longevidade. Além disso, essa dieta descarta os industrializados e privilegia alimentos frescos como leguminosas, sendo o grão-de-bico e a lentilha alguns mais consumidos, como peixes diversos e oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas.

“A dieta do mediterrâneo foi avaliada por diversos pesquisadores na área da saúde, que comprovaram a existência de singularidades que permite que os adeptos apresentem menor risco de desenvolver doenças coronarianas, isto ocorre pelo fato dela se basear no consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, peixes, leguminosas, vinho, azeite de oliva e consumo moderada de gordura animal”, afirma a nutricionista Anete Mecenas, que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ.

A nutricionista, especialista em alimentos funcionais, nutrição esportiva e dieta nutrigenômica, também ressaltou o baixo consumo de gorduras saturadas dentro dessa dieta e do alto consumo de vitaminas, minerais e carboidratos complexos, que permite com que a população da região apresente os mais baixos índices de doenças crônicas não-transmissíveis e as mais altas taxas de expectativa de vida.

Segundo pesquisadores da Universidade de Barcelona, o programa alimentar poderia evitar cerca de 30% das mortes por ataque cardíaco, derrames e doenças cardiovasculares em geral. Isso porque os ingredientes mais usados nos pratos têm ótimos benefícios para o corpo.

Confira a lista dos principais alimentos

Oleaginosas: ajudam a reduzir os níveis de colesterol por ser fonte de gorduras boas. Também possuem vitamina E e Selênio, que apresentam uma forte ação antioxidante.

Peixes: ricos em ômega 3 (ácido graxo), que ajuda a reduzir os ricos de doenças cardiovasculares, e a reduzir a pressão arterial, diminuir as taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. Além disso, esse nutriente tem ação anti-inflamatória.

Leite e derivados: são fontes de cálcio, o que contribui para a prevenção da osteoporose.

Cereais: possuem carboidratos, nutriente importante para a produção de energia no organismo humano. Além disso, os cereais integrais fornecem fibras, minerais – como zinco, fósforo e magnésio – e vitaminas.

Leguminosas: fonte de fibras e proteínas vegetais. Por causa disso, o consumo regular ajuda no combate a constipação, evitando assim o câncer de intestino, e diminui o nível do mal colesterol, o que previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Azeite de oliva: fonte de ácido graxo monoinsaturado. Isso significa que o azeite ajuda a aumentar os níveis de bom colesterol, favorecendo assim o coração.

ExercíciosAlém da alimentação, os países mediterrâneos incluem inúmeras cidades onde caminhar é rotina. É comum que você se exercite mais ao estacionar o carro longe da entrada ou se locomover de bicicleta ao invés de carro. Incluir na rotina corrida ou natação para perda de peso é fundamental.

Compartilhar as refeições – Uma dica importante da Dieta do Mediterrâneo é priorizar as refeições compartilhadas com amigos e familiares. Fazer isso diminui a quantidade de comida que é ingerida e aumenta o prazer no ato da ingestão. A socialização é uma parte da saúde que muitas pessoas negligenciam em função dos avanços tecnológicos.