Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/01/2021

Linhaça com cravo emagrece? Nutricionista explica as vantagens dessa combinação

Você sabia que existem combinações que auxiliam na perda de peso? Alimentos ricos em fibras ou com ação termogênica, em especial, ajudam a manter o metabolismo em bom funcionamento. A mistura de linhaça com cravo, por exemplo, é uma das que mais se destaca e vem sendo bastante consumida. Mas será que ela é realmente relevante quando se trata de emagrecer? Para esclarecer esse assunto, nós conversamos com a nutricionista Carolina Baliere, que falou mais sobre essa mistura e deu dicas para ter uma alimentação estratégica e ao mesmo tempo saudável. Confira!

Afinal, a combinação de linhaça com cravo emagrece e pode ser consumida no dia a dia?

Antes de tudo, a nutricionista Carolina Baliere destaca que é importante tomar cuidado com misturas ou alimentos que prometem emagrecer, pois esse conceito de “ingrediente mágico” para a perda de peso não existe de fato – tendo em mente que só é possível melhorar o condicionamento físico e reduzir a gordura corporal com uma série de mudanças no estilo de vida. “Não existe nada que você consuma e emagreça. Existem sim fatores que ajudarão na perda de peso. Mas é sempre um conjunto de coisas que, quando associadas, otimizam ou aceleram o processo de emagrecimento”, afirma a profissional.

Ainda assim, é importante destacar que alguns ingredientes, quando combinados, podem sim acelerar o metabolismo e otimizar o processo de queima de gordura do corpo. A nutricionista destaca que a linhaça com cravo, quando consumida no dia a dia, pode sim ajudar quem precisa perder peso, além de fornecer ingredientes importantes, como vitaminas, fibras e minerais indispensáveis.

“A linhaça é fonte de fibras, tem função anti-inflamatória e contribui com a sensação de saciedade, além de ajudar no melhor funcionamento do intestino. Vale destacar que consumir alimentos ricos em fibras realmente ajuda a comer menos. Já o cravo-da-índia ajuda a diminuir o consumo de açúcar e a manter as taxas estáveis da glicose no sangue”, explica Carolina.

Como consumir linhaça com cravo?

Existem diferentes maneiras de consumir linhaça com cravo no dia a dia. Você pode moer e misturar os dois ingredientes e, então, usá-los para incrementar iogurtes e saladas de frutas, por exemplo. Outra dica é usá-los para o preparo de chás medicinais – basta deixar os ingredientes em infusão e também adicionar canela (outro ingrediente termogênico) para incrementar a bebida. A nutricionista dá algumas sugestões para incluir a combinação de linhaça com cravo na rotina: “A melhor forma seria ingerir essa mistura antes do almoço e no lanche da tarde. Você pode misturar em um suco e bater a linhaça com o cravo. Uma dica interessante também é criar o hábito de colocar cravo na boca, pois isso ajuda na melhoria do hálito”, finaliza a especialista.