Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lesões repetitivas: Saiba como a fisioterapia pode acabar com as dores no corpo
Movimente-se 25/07/2016

Lesões repetitivas: Saiba como a fisioterapia pode acabar com as dores no corpo

Quem nunca sentiu aquela dorzinha incomoda, decorrente, sempre no mesmo lugar do corpo? Isso é o que acontece quando temos lesões por esforço repetitivo, as chamadas “LER”, que fazem parte do cotidiano de muitas pessoas que não as tratam com a devida atenção. Para evitar ou, até mesmo, dar fim a esses problemas, seguir à risca todas as sessões de fisioterapia é fundamental para o fortalecimento do corpo. Saiba mais!

É cada vez maior e mais frequente encontrar pacientes com o diagnóstico da LER, que hoje também é conhecida como Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT). A doença, caracterizada por lesões musculares, nas articulações e tendões, causadas por atividades contínuas, geram inflamações em razão da sobrecarga nos músculos. Quando diagnosticados, os pacientes devem recorrer à fisioterapia para não agravar as lesões. Segundo a fisioterapeuta Ayexa Cruz, as razões da LER são diversas:

“Existem inúmeros fatores causadores dessas doenças. O próprio ambiente de trabalho com desorganização, design inespecífico de sala, execução de tarefas repetitivas e os fatores psicológicos tais como: pressões internas e dificuldades de relacionamentos. Sendo o principal causador, atividades repetitivas associadas à posturas fixas como em trabalhos sedentários , ou em dinâmicos com posturas extremas como abaixar-se e virar-se de lado; Posturas incorretas como desvios de punho, elevação do ombro”, destaca a fisioterapeuta, salientando a importância de estarmos atentos a qualquer sinal de dor e buscar uma melhor qualidade de vida no dia a dia:

“O indivíduo deve cuidar da sua qualidade de vida, procurar manter um melhor equilíbrio entre corpo e mente. Fazer exercícios físicos pelo menos quatro vezes por semana, realizar uma dieta balanceada e saudável, além de procurar formas de lazer alternativas, que amenizem o estresse do dia a dia”, finaliza a fisioterapeuta.

Sintomas e locais afetados pelas lesões repetitivas

Cansaço excessivo, desconforto após a jornada de trabalho, formigamento nos pés e nas mãos, sensação de choque, tendinite e dores locais, são alguns sintomas da doença e os locais em que mais acontecem são: coluna, no punho, ombros, mão, joelho, pé e cotovelo. “Tendo todos esses fatores como predisposição para a causa da Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é fundamental o próprio profissional, ter o entendimento da importância de se manter uma vida ativa, com práticas de exercícios regulares”, enfatiza a fisioterapeuta.

Como podemos prevenir a “LER”?

É de suma importância o fortalecimento das áreas musculares mais afetadas, por isso alongamentos frequentes, inclusive durante os intervalos do trabalho, é uma ótima alternativa para ter qualidade de vida profissional e pessoal. Além disso, caso as dores sejam frequentes, recorra a um profissional para ter um diagnóstico perfeito e realizar os exercícios necessários para a sua lesão. Veja alguns simples exercícios que podem ser praticados sentado na sua cadeira de trabalho e vão ajudar a evitar a “LER”:

– Extensão dos dedos e punhos, abrindo a palma da mão.

– Flexão dos dedos, abrindo e fechando a mão.

– Rotação do tronco e pescoço para ambos os lados.

– Flexão da perna e extensão da coxa.

– Abdução e rotação externa da coxa, cruzando as pernas.

– Flexão dorsal dos pés.

– Flexão do tronco.