Quando o objetivo é ter hábitos alimentares saudáveis, nada melhor que investir em receitas com legumes e vegetais, não é mesmo? Quem é vegano ou vegetariano, por exemplo, já tem o costume de preparar pratos coloridos usando esses alimentos. Para que você se inspire a comer melhor, nós separamos uma receita de legumes assados com tofu defumado bem nutritiva e saborosa - que, inclusive, pode funcionar como uma espécie de "bacalhoada" vegana. Confira!
Modo de preparo
Cozinhe a batata, o inhame e a abóbora até ficarem macios, porém firmes;
Em um refratário ou assadeira, coloque um pouco de azeite e vá colocando camadas de cebola, batata, inhame, abóbora, tomates, pimentões e tofu;
A cada camada, vá temperando com sal, pimenta, coentro e regando com azeite;
Por último, salpique as castanhas-do-Pará e leve ao forno preaquecido (200°C) por cerca de 30 minutos ou até os legumes dourarem;
Sirva com arroz 7 grãos Taeq.
Batata-doce tem alto teor de fibras, vitaminas A, C e diversos minerais
Fontes de fibras e outros nutrientes importantes, a batata-doce é um tipo de tubérculo que deve fazer parte da dieta de todos. Ela garante saciedade, ajuda no controle do colesterol e do índice glicêmico (sendo indicada para diabéticos) e, além disso, fornece energia para quem pratica exercícios físicos. A batata-doce também é rica em vitaminas A e C (que atuam como antioxidantes e fortalecem a imunidade) e de minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio.
Inhame fortalece o sistema imunológico, é rico em fibras e em potássio
Por ser fonte de betacaroteno (importante antioxidante), vitaminas C e do complexo B, o inhame atua como grande aliado do sistema imunológico - ou seja, fortalece o organismo contra doenças. Além disso, ele tem alto teor de fibras e potássio: faz bem para o sistema digestivo, garante saciedade e é fundamental para a saúde dos ossos e músculos.
Abóbora é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B, C e E
Muito usada no preparo de sopas, purês e quibebes, a abóbora é um vegetal altamente nutritivo. Ela é fonte de betacaroteno - pigmento antioxidante, responsável pela coloração alaranjada do alimento. Além disso, ela é rica em vitaminas do complexo B, C e E, que fortalecem a imunidade, ajudam a diminuir o colesterol e fazem bem para a saúde do sistema nervoso.
Pimentão é rico em vitaminas A, C, E, ferro e cálcio
Para dar mais cor e sabor às saladas e diferentes receitas, a nossa dica é apostar nos pimentões. Existem versões amarelas, verdes e vermelhas do alimento - cada uma com seus benefícios. O pimentão, de uma forma geral, é um vegetal rico em vitaminas e minerais (micronutrientes indispensáveis para o organismo).
Por ser fonte das vitaminas A, C e E, por exemplo, ele é ótimo para fortalecer a imunidade, faz bem para a saúde da visão e contribui para a produção dos hormônios. Além disso, o pimentão é fonte de ferro e cálcio - responsáveis, respectivamente, pelo transporte de oxigênio entre as células e pelo fortalecimento dos ossos.
Castanha-do-pará é fonte de selênio, fósforo, magnésio e ômega 9
Pertencente ao grupo das oleaginosas, a castanha-do-pará é um alimento altamente nutritivo e benéfico à saúde. Por ser fonte de selênio (mineral com atuação antioxidante) e ômega 9, ela é ótima para a saúde cerebral - ajuda na memória, raciocínio e no funcionamento dos neurônios de uma forma geral. Além disso, a castanha-do-pará contribui para o controle do colesterol e, por ser rica em fósforo e magnésio, ajuda na fixação do cálcio nos ossos.
Tofu é rico em cálcio e ácidos graxos poli-insaturados (ômegas 3 e 6)
Muito usado na alimentação de veganos e vegetarianos, o tofu se assemelha a um tipo de queijo e é feito à base de soja. Ele é fonte de cálcio - mineral importante para a saúde dos ossos - e de ácidos graxos poli-insaturados, como ômega 3 e 6, que são fundamentais para o funcionamento do cérebro e para o controle do colesterol.