Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lasanha saudável: como preparar a refeição com ingredientes mais nutritivos
Guia Culinário 01/03/2019

Lasanha saudável: como preparar a refeição com ingredientes mais nutritivos

Você sabia que tem como preparar receitas de lasanhas mais saudáveis? Conhecido por ser mais calórico e “pesado”, esse prato de origem italiana é feito com massas finas, queijo, tomate, hortaliças e alguma carne – a receita a bolonhesa, por exemplo, é uma das mais clássicas. Mas para que você prepare uma lasanha mais leve e saudável, a gente separou umas dicas bem simples e fáceis. Confira!

Escolha massas integrais de lasanha

Um bom truque para deixar esse prato mais saudável é optar por massas integrais. Isso porque elas são mais nutritivas e têm uma maior quantidade de fibras, de modo que prolongam a sensação de saciedade – o que é ideal para quem quer perder peso – e também ajudam no funcionamento do intestino. Além disso, as massas integrais trazem diversos outros benefícios: previnem doenças cardíacas, são livres de gorduras e também ajudam a controlar a glicemia, sendo indicadas para quem tem diabetes. Tudo isso porque esse tipo de massa (integral) é formada por grãos não refinados, que são bem mais nutritivos e benéficos.

Coloque muitos legumes, vegetais e pouca quantidade de sal

Se tem um ponto que você pode caprichar é na quantidade de legumes e verduras – que podem, inclusive, substituir as massas em alguns casos. A lasanha de abobrinha, por exemplo, é uma das mais saudáveis e saborosas – ela pode ser preparada com muitos temperos (orégano, pimenta, salsinha etc.) e até mesmo com outros legumes e vegetais.

Outro aspecto relevante é que você não deve abusar nunca na quantidade de sal. Isso porque o sódio em excesso pode trazer diversos malefícios, como o aumento da pressão arterial, que é perigoso para quem tem hipertensão, além de ocasionar uma possível retenção de líquidos e também ocasionar a perda de cálcio pela urina. Por isso, a principal dica é tentar reduzir bastante a quantidade de sal no dia a dia – tanto no preparo de lasanhas quanto no de outros pratos.

Dê preferência aos alimentos orgânicos

Você também pode dar preferência aos alimentos orgânicos, que são mais naturais, saudáveis e livres de agrotóxicos. A nossa dica é optar por tomates orgânicos na hora de preparar o molho, assim como outros vegetais (como a própria abobrinha) e temperos que você queira usar na receita. Existem opções orgânicas de diversos alimentos que você pode priorizar na hora de cozinhar – fica a dica!

Opte por queijos menos gordurosos, como o cottage

Escolher um queijo menos gorduroso também é uma ótima forma de deixar a lasanha mais leve e saudável. Neste caso, o ideal é abrir mão dos clássicos mussarela, parmesão, prato, provolone e optar por alternativas mais saudáveis, como o queijo cottage ou a ricota. Além disso, você também pode tentar reduzir a quantidade, utilizando menos queijo que o comum. Para que o recheio da lasanha não fique comprometido, basta colocar uma maior quantidade dos ingredientes benéficos: berinjelas, abobrinhas e até mesmo o espinafre, que fica uma delícia nesse tipo de receita!

Também vale a pena destacar que o queijo cottage traz uma série de benefícios ao organismo, pois é pouco calórico, é rico em zinco, potássio e vitaminas do complexo B. Já a ricota outro laticínio interessante para a saúde, pois é rica em cálcio e vitaminas de diversos tipos, como A, B, D e E.