Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lasanha de berinjela: conheça as versões vegana e fit do prato
Guia Culinário 23/12/2021

Lasanha de berinjela: conheça as versões vegana e fit do prato

A lasanha de berinjela é uma refeição para lá de especial! Além de muito sabor e textura, a Berinjela Orgânica Taeq oferece diversos benefícios para o organismo. O ingrediente é rico em vitaminas e minerais, tem ação antioxidante, e é muito indicado para prevenção de doenças crônicas. Quando combinado com a Abobrinha Italiana Orgânica Taeq, o vegetal fica ainda mais potente. Descubra agora duas formas de como fazer lasanha de berinjela: as opções fit e vegana servem a todos com muito sabor e saúde!

Receita de lasanha de berinjela: aproveite sabor e textura da lasanha de berinjela fit

Nessa receita, lasanha de berinjela tem 3 etapas: confecção do molho de tomate, cozimento do frango e a montagem das camadas. Apesar disso, o tempo de preparo é pouco mais de 1 hora e meia. O sabor é incomparável e vale muito a pena experimentar. Olha só:

Ingredientes

  • 2 unidades de berinjela orgânica Taeq fatiadas;
  • 1 abobrinha italiana orgânica Taeq fatiada;
  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem Taeq;
  • 300g de queijo mozzarella de búfala Taeq;
  • 1 cebola orgânica Taeq picada;
  • 2 dentes de alho orgânico Taeq amassados;
  • 500g de filé de peito de frango Taeq desfiado;
  • 4 unidades de tomate italiano orgânico Taeq fatiadas;
  • Sal, pimenta-do-reino e manjericão picado a gosto.

Cozinhe o peito de frango na panela de pressão com ½ xícara de chá de água por 15 minutos e desfie-o quando estiver morno. Para o molho vermelho, refogue a cebola e o alho na panela com azeite. Adicione os tomates ao preparo e tempere com sal, manjericão e pimenta-do-reino a gosto. Deixe em fogo médio por aproximadamente 10 minutos até os tomates murcharem. Por fim, junte o frango desfiado ao molho e mexa bem.

Antes de montar lasanha saudável, tempere as fatias compridas de berinjela e abobrinha com sal a gosto e grelhe-as com azeite na frigideira. Em um refratário, acrescente uma concha de molho, faça uma camada de berinjela e abobrinha e adicione pequenas fatias de mozzarella. Repita o processo até preencher o recipiente por completo, polvilhe mozzarella ralada por cima e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. E essa é a lasanha de berinjela com frango!

Lasanha de berinjela vegana: substitua ingredientes para versão sem alimentos de origem animal

Para quem segue uma dieta vegana, livre de qualquer tipo de produto que tenha origem animal, a receita de lasanha de berinjela fit deve substituir alguns ingredientes. Ao invés de preparar um recheio com frango e mozzarella, é possível aproveitar o molho de tomate sem as proteínas e incrementar o prato com um molho branco especial. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 4 xícaras de chá de bebida de aveia Taeq;
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem Taeq;
  • Sal e noz-moscada a gosto.

Para acertar como fazer molho branco vegano, adicione 4 colheres de azeite com a farinha de trigo integral em uma panela e mexa bem e rapidamente até dourar. Depois, acrescente a bebida de aveia à panela e tempere com sal e noz-moscada a gosto. Misture uma vez ou outra em fogo baixo até atingir consistência cremosa e reserve em seguida.

Com a abobrinha e berinjelas grelhadas e o molho de tomate pronto, inicie a montagem. Em um refratário, adicione uma concha de molho branco, acrescente as berinjelas e cubra com uma concha molho de tomate por cima. Repita o processo até preencher o recipiente completamente. Leve o preparo ao forno preaquecido a 200 graus por 15 minutos. Por fim, é só servir!

As duas receitas são opções de lasanha de berinjela simples, muito indicadas para garantir uma alimentação bem equilibrada e rica em sabores. Não deixe de fazer em casa!