Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Laranja kinkan é rica em vitamina C! Conheça mais benefícios da fruta
Guia Culinário 03/11/2020

Laranja kinkan é rica em vitamina C! Conheça mais benefícios da fruta

Pertencente ao grupo das frutas cítricas, a laranja kinkan (ou kumquat) se destaca por ter um alto teor de vitamina C e de compostos antioxidantes, sendo ótima para fortalecer a imunidade. Ela é geralmente pequena, de casca mais fina, tem um formato levemente oval e possui um sabor mais adocicado. Para que você conheça melhor essa fruta, nós listamos os principais benefícios da kinkan e seus possíveis usos na cozinha. Confira!

1. Laranja kinkan melhora o sistema imunológico

O principal benefício da laranja kinkan é fortalecer o sistema de defesa do corpo. Isso porque ela contém uma quantidade grande de vitamina C e compostos antioxidantes que dão um up na imunidade a longo prazo. Ao ser consumida diariamente, essa fruta ajuda muito a prevenir gripes, resfriados, bronquites, problemas respiratórios e possíveis infecções.

2. Fruta ajuda a combater dores e tem ação anti-inflamatória

Outro ponto positivo da kinkan é que ela apresenta ação anti-inflamatória – ou seja, ajuda a combater infecções de garganta e também minimiza dores nas articulações a longo prazo. Para usufruir ao máximo dos benefícios dessa fruta, o ideal é consumi-la in natura ou preparar um suco e tomar logo em seguida. Assim, você absorve melhor as substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias presentes no alimento.

3. Faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e unhas

Por ter uma grande concentração de antioxidantes, a laranja kinkan faz muito bem para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Essas substâncias atuam inibindo a ação oxidante dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e evitando a degeneração das células. Por isso, inclusive, os antioxidantes acabam cumprindo uma função “anticâncer” e fortalecem o sistema imunológico.

4. Kinkan auxilia na digestão, previne constipação intestinal e ajuda no controle do colesterol

Além de ser fonte de vitamina C, a kinkan também fornece uma boa quantidade de fibras alimentares. Por isso, ela é ótima para a digestão, ajuda a prevenir constipação intestinal e também pode ser útil para o controle dos níveis de colesterol. As fibras também garantem mais saciedade e são importantes para a saúde do coração.

5. É fonte importante de ferro, cobre e potássio

A kumquat é rica em minerais como ferro, cobre e potássio – importantes para os sistemas circulatório, ósseo e muscular. O ferro, em especial, é responsável pelo transporte de oxigênio entre as células e não pode faltar na alimentação diária. Um fato curioso é que a vitamina C (presente em abundância na fruta) aumenta consideravelmente a absorção de ferro pelo organismo.

Como incluir a kinkan na alimentação diária?

Para aumentar o consumo de laranja kinkan, uma boa dica é buscar alternativas de preparo. Além de consumi-la in natura ou em sucos e vitaminas, você pode preparar geleias, compotas, mousses, molhos e até coberturas de bolos. A carne de lombo com molho de kinkan, por exemplo, fica muito saborosa e é uma alternativa mais refinada para o almoço.