Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lanches para comer antes e depois de malhar
Taeq Descomplica 15/02/2018

Lanches para comer antes e depois de malhar

Muito se fala sobre a importância da alimentação para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Os alimentos que comemos são fonte de energia e nutrientes para o corpo e são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Mas pouco adianta manter a alimentação saudável e levar uma vida sedentária. É sabido que, para que a saúde realmente esteja em dia, é muito importante praticar atividades físicas. O ideal é aliar a prática de exercícios físicos à alimentação saudável e balanceada. Além de beneficiar a saúde, fazer refeições adequadas antes e depois dos exercícios melhora os resultados obtidos e pode auxiliar no emagrecimento e no ganho de massa muscular. Confira o que deve estar no seu prato antes e depois de ir à academia.

O que comer antes de malhar

Antes de praticar atividades físicas é importante ingerir alimentos que garantam a energia necessária para o corpo queimar gordura e gerar músculos durante os exercícios, mas que não sejam pesados demais. O ideal é apostar em carboidratos de rápida absorção e baixo nível glicêmico, como frutas ou sucos sem açúcar e pães integrais. Por terem baixo índice glicêmico, o açúcar presente nesses alimentos demora a chegar na corrente sanguínea, o que faz com que o corpo opte pela gordura como fonte de energia. Além disso, a rápida absorção desses carboidratos favorece a formação de massa muscular. Para dias mais quentes, a água de coco também é uma boa opção, já que evita a desidratação e funciona como um isotônico, repondo os sais minerais.

Sugestão de lanche: sanduíche com 2 fatias de pão integral + 1 ovo mexido ou frango desfiado ou vitamina com 1 banana + meio mamão papaya + 200 ml de leite desnatado + 1 colher de aveia.

O que comer depois de malhar

Após o treino, os músculos ficam desgastados, por isso é importante focar na recuperação muscular. A refeição precisa incluir fontes de proteína com pouca gordura – como carnes grelhadas, ovos ou leguminosas. Elas ajudam na recuperação dos músculos e evitam o processo de catabolismo – ou seja, quando o organismo consome os músculos para repor a energia perdida, prejudicando o ganho de massa. Então, é importante que essa refeição seja feita até uma hora após o fim da atividade física e também inclua carboidratos, que são fonte de energia para o corpo.

Sugestão de lanche: 2 pedaços de peito de frango médios + 4 colheres de arroz integral + cenoura e beterraba crua raladas ou omelete de duas claras + 1 fatia de queijo branco + 1 colher de sopa de farelo de aveia + 1 banana

Veja mais