Lancheira saudável: O que servir de merenda escolar para a volta às aulas?

É hora do lanche! O ano letivo começou e a merenda escolar sempre é motivo de dúvidas: o que preparar para os pequenos? Veja boas e saudáveis sugestões!
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Volta às aulas! O ano letivo começou e esse início é sempre agitado para as crianças e para as mamães. Época de levar a criançada para a escola e de preparar aquele lanchinho saudável para compor a merenda dos pequenos! Mas afinal, o que colocar na lancheira? Confira algumas opções saudáveis para alimentar seu filho e encher o dia dele de nutrientes importantes para o seu crescimento e desenvolvimento escolar!

Se nos preocupamos com a nossa alimentação, imagine com o que vamos servir para os nossos filhos, não é mesmo? Mas com a correria do dia a dia, nem sempre dá para preparar um lanche altamente nutritivo e que supra todas as necessidades das crianças. Além disso, haja criatividade para compor cardápios para todo o ano letivo. Por isso, a nutricionista Thaís Leopoldo dá algumas opções nutritivas para preparar a lancheira. Confira!

4 opções de lanches saudáveis para as crianças

1 - Mussarela de búfala cortadas com azeitonas e suco de maçã: Com baixo nível de colesterol, mais proteína e até mais cálcio que os queijos comuns, a mussarela de búfala é um alimento completo para fazer parte da lancheira da criança. Para os pequenos que gostam de azeitona, o fruto faz uma ótima combinação com a mussarela, além de acrescentar uma boa dose de vitaminas A, C e E. Já o suco integral de maçã e uma perfeita combinação, fonte de nutrientes e refrescante, a bebida ajuda a manter o organismo saudável e proporciona bem-estar.

2 - Sanduíche com pasta de queijo e alface e suco de uva: Fácil, prático e muito nutritivo, o sanduíche natural pode variar com os ingredientes e composições, fazendo com que a criança não enjoe ou se canse do sabor. Você ainda pode acrescer algumas folhas de alface para colorir o sanduíche. Acompanhado do suco de uva integral, a bebida ajuda a manter o peso ideal e a regular o intestino, prevenindo constipação e a prisão de ventre.

3 - Iogurte, banana e castanhas: Leve e nutritivo, o iogurte tem um lugar especial na alimentação dos pequenos. Fonte de cálcio, o alimento é responsável por fornecer cálcio, mineral responsálvel pelo crescimento e bom desenvolvimento dos ossos e músculos, fazendo com que as crianças cresçam saudáveis e fortes. Já a banana, é uma fruta altamente benéfica para a saúde, fonte de potássio, ela ajuda a regular o metabolismo. Para completar a lancheira de forma saborosa, as castanhas servem como petiscos, que possui propriedades antioxidantes e ajudam a prevenir doenças crônicas.

4 - Morango, amêndoas e água de coco: As frutas lavadas e picadas são ótimas opções para compor a lancheira, como é o caso do morango, uma fruta saborosa, extremamente rica em nutrientes e que auxilia na melhora do cérebro, favorecendo os estudos. As amêndoas, assim como as castanhas servem de petiscos e lanches rápidos, além de serem nutritivas. Fechando com chave de ouro, a água de coco é uma bebida altamente saudável, fonte de nutrientes essenciais para tornar o organismo dos pequenos saudável e hidratado.

Como "convencer" as crianças de se alimentarem de forma saudável?

Não é nada fácil colocar uma fruta na lancheira do seu filho e ele se deparar com um pacote de biscoito recheado na escola. Para isso, os hábitos saudáveis devem vir de casa, como explica a nutricionista Thaís Leopoldo:

"Os filhos sempre vão usar seus pais como parâmetro para saber o que pode ou não. Se um pai quiser que seu filho não consuma refrigerante, o mesmo não pode ser servido em casa. Além, de investir na imaginação e oferecer em lancheiras e coloridas e caprichadas para serem comidas com prazer", indica a profissional.

Alimentação saudável e estudo: Um completa o outro!

Uma refeição equilibrada, rica em nutrientes irá ajudar na maior concentração nos estudos e, consequentemente, aumentando o rendimento escolar:

"Aimentos industrializados como refrigerantes, bolos e pães de farinha branca tem alto índice glicêmico, ou seja, libera açúcar muito rápido na corrente sanguínea. Dando um pico de energia instantânea porém passageira. Uma alimentação saudável além de prevenir cáries futuras também ajuda na manutenção do peso e a ser um adulto saudável", finaliza a nutricionista.

*Thaís Leopoldo (CRN 15100208) é nutricionista esportiva funcional e disponibiliza a sua rede social para outras informações: Faceboook

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