Lanche para noite: o que comer antes de dormir

Lanche para noite com aveia, leite e morangos congelados Taeq é opção saudável para quem quer facilitar a digestão e ter uma refeição saborosa
Lanche para noite com aveia, leite e morangos congelados Taeq é opção saudável para quem quer facilitar a digestão e ter uma refeição saborosa
Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL)

O lanche da noite é importante para quem costuma acordar com fome de madrugada e acaba perdendo o sono por isso. Também conhecida como ceia da noite, a refeição é considerada um aperitivo após o jantar e, apesar de parecer algo simples, há algumas recomendações nutricionais a serem seguidas a fim de evitar indigestão noturna. Pensando nisso, nós conversamos com a nutricionista Caroline Codonho para saber o que comer antes de dormir para ter uma noite tranquila. Confira agora!

Lanche da noite deve ser realizado pelo menos 2 horas antes de deitar

É verdade que realizar um lanche da noite saudável é uma forma de garantir uma boa noite de sono. Entretanto, a nutricionista sinaliza que pensar no tempo de digestão antes de dormir é tão importante quanto a escolha dos alimentos que serão consumidos. De acordo com Caroline, é recomendável evitar comer próximo da hora de se deitar e o mais saudável é ter um intervalo mínimo de pelo menos 2 horas para ir para a cama depois da refeição.

A profissional reforça que é fundamental respeitar esse período para evitar desconforto gástrico, refluxo e azia. "O lado negativo de comer muito próximo da hora de dormir seria a indigestão ou mal-estar. Para pessoas com refluxo, esse intervalo deve ser enfatizado ainda mais", chama a atenção.

Lanches rápidos para noite não devem incluir alimentos gordurosos

Escolher bem os alimentos para comer antes de dormir é de fundamental importância para um descanso tranquilo e sem complicações. Nesses casos, Caroline indica evitar alimentos ricos em gordura, frituras e refeições em grandes volumes. "Isso pode afetar tanto a digestão quanto a qualidade do sono, pois um considerável volume de sangue é direcionado para o sistema digestório", explica a especialista.

Investir em ingredientes de fácil digestão é sempre preferível para garantir um intestino saudável e bem regulado. Então, consumir bastante couve, alface, mix de vegetais ou seleta de legumes (de preferência cozidos) na ceia da noite, além de respeitar o intervalo mínimo, ajuda a manter o organismo equilibrado durante o sono. No caso de consumo de proteína animal, opte por carnes brancas, como aves ou peixes.

Opções de lanches para comer a noite e seus benefícios

É fato que saber o que comer à noite antes de dormir ameniza a insônia e melhora a qualidade do sono. Se você costuma acordar durante a noite e sente fome de madrugada, é importante conhecer as opções de lanche para evitar mal estar ao voltar para a cama. Veja agora a lista com 5 indicações da especialista:

1. Iogurte desnatado com chia

O iogurte desnatado é um alimento com zero gordura que garante refeições saudáveis à noite e melhora a flora intestinal. Já a chia é uma semente que promove uma boa digestão, além de prevenir a sensação de inchaço.

2. Mix de castanhas com chá de camomila

As castanhas são fundamentais para a manutenção de um bom fluxo intestinal, pois oleaginosas são ricas em fibras e facilitam a digestão após as refeições. O chá de camomila atua fortemente contra gases e azia, e ainda acalma.

3. Leite morno com canela

O leite morno possui os mesmos princípios do iogurte, mas tem destaque no relaxamento do estômago e na promoção do conforto abdominal devido à temperatura. A canela estimula a produção de enzimas digestivas e garante a absorção adequada de nutrientes pelo organismo.

4. Overnight oats

Os overnight oats são exemplos de receitas feitas com leite e aveia. Você pode aproveitar o overnight de chia e aveia para regular o intestino e prevenir a constipação, assim como para obter uma digestão completa dos alimentos. Basta preparar a receita de manhã para consumi-la de noite.

5. Salada de frutas com granola

As frutas são carboidratos de rápida absorção que garantem uma digestão adequada devido à concentração de fibras. A granola orgânica reforça ainda mais a quantidade de fibras presentes no prato e oferece uma oportunidade de regular o fluxo intestinal durante a noite.

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