

Consultor:
Anete Mecenas
Doutora em Bioquímica pela UFRJ, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ e especialista em Nutrigenômica na prática clínica e esportiva. É coordenadora, docente e pesquisadora do curso de Nutrição da UNESA.
Se você quer começar o dia com muito gás e de forma saudável, uma boa dica é incluir kombucha no cardápio! A bebida gaseificada é popularmente conhecida como uma opção energética para o organismo e uma alternativa mais saudável aos refrigerantes e sucos industrializados. O chá fermentado também é bem refrescante e apresenta incrível quantidade de probióticos. Só coisa boa!
Rica em benefícios, a Kombucha Taeq tem diversas opções de sabor e garante bem-estar e disposição para o corpo. Nós conversamos com a nutricionista Anete Mecenas para entender mais sobre kombucha, o que é a bebida e como incluí-la de forma saudável à alimentação.
O que é kombucha: bebida energética e probiótica
Kombucha nada mais é do que o resultado da fermentação de diferentes tipos de chá adoçados. Segundo Anete, regularmente são utilizados os chás preto ou verde, como a Camellia sinensis, para o preparo do alimento. Por isso, a bebida é fonte de nutrientes naturais, como proteínas, ferro, fósforo, potássio, vitamina C e do complexo B. Muito legal, né?
Diante de alguns estudos científicos já realizados, a nutricionista afirma que o kombucha se trata de um probiótico natural, o qual é responsável por ampliar a quantidade de bactérias boas para a microbiota intestinal. Consequentemente, o ingrediente também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Ótima opção para quem quer manter a imunidade e a saúde do organismo em dia!
Benefícios da kombucha: 3 motivos para incluir a bebida no seu cardápio
Se você ainda não sabe por qual razão deve consumir kombucha, a gente te conta! Os motivos podem parecer simples, mas os efeitos na saúde são surpreendentes. Dá uma olhada:
1. Kombucha diminui índice glicêmico
Anete diz que os benefícios do kombucha estão atrelados à redução dos níveis de glicemia, o que previne picos de açúcar no sangue e diabetes. Ótimo incentivo para investir no consumo de kombucha!
2. Bebida fermentada atua no fortalecimento do sistema imunológico
A fermentação dos chás promove a sua característica probiótica. Por isso, o alimento é um enriquecedor natural da flora intestinal. Quanto mais saudável a microbiota, mais forte está a saúde do corpo.
3. Tônico é fundamental para proteção contra bactérias patogênicas
É sempre bom reduzir os riscos de ficar doente, né? A bebida fermentada é uma ótima opção para quem quer prevenir o corpo de infecções: "O kombucha atua na inibição de bactérias patogênicas como Escherichia coli, Salmonella, Shigella disenteriae, Listeria monocytogenes, Pseudomonas fluorescens e Staphylococcus aureus", explica a nutricionista.
Kombucha: como tomar a bebida no dia a dia
Assim como qualquer outro ingrediente, o kombucha tem uma maneira correta de ser incluído na alimentação. O chá fermentado pode ser consumido em jejum pela manhã ou em outros horários ao longo do dia. "A bebida pode ser utilizada como uma opção gaseificada e saborizada no lanche da tarde, por exemplo", sugere a especialista. A dica é não ultrapassar o consumo de 300 ml por dia, ok?
Para aproveitar kombucha, sabores da Taeq são ideais para variar o consumo
Está na mão a linha de kombucha da Taeq, dica perfeita para você que quer provar o tônico natural! Você pode aproveitar o Kombucha Gengibre Taeq para começar o dia de um jeitinho mais leve e com a ação termogênica da raiz. Fica ainda melhor com algumas rodelas de limão e gelo. Para o pós treino, investir no Kombucha Uva ou Kombucha Tangerina faz toda a diferença! Não vai deixar de aproveitar, né?