Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Kinésio taping: A bandagem funcional para dores musculares e das articulações
Movimente-se 18/12/2015

Kinésio taping: A bandagem funcional para dores musculares e das articulações

Quem pratica muito esporte ou faz grande sobrecarga física no dia a dia sabe que as lesões são inseparáveis companheiras do corpo. Porém, para aliviar um pouco as dores sem, por isso, deixar de manter a atividade, um método emergencial vem, cada vez mais, ganhando adeptos no Brasil: o kinesio taping, uma bandagem funcional usada de forma terapêutica para prevenir e tratar problemas musculares e/ou das articulações.

Inventada no Japão, na década de 70, pelo médico quirotapa, Kenzo Kase, o kinésio taping é uma bandagem com, aproximadamente 130 a 140% de elasticidade, feita com uma fita adesiva elástica de algodão, fina e porosa, e que estimula os receptores da pele, ocasionando o ajuste automatizado de postura, equilíbrio e movimento, melhorando, assim, a sensação de dores e aumentando a performance física.

“Podemos usar em vários segmentos. Tando para tratar e previvir lesões esportivas como tratar e auxiliar a fisioterapia em tratamento de traumato ortopedia e neurológicos, por exemplo. A aplicação deve ser feita por profissional qualificado para isso. A bandagem tem ponto inicial a ser fixada, direção, tensão e corte específico para cada objetivo, pois a colocação pode causar dor e lesão se executada de forma inadequada”, explica o Dr. Adriano Jaña Rosa, fisioterapeuta-acupunturista, destacando que a fita dura de três a cinco dias na pele após a apilicação.

Bandagem terapêutica é indicada para todas as idades

Segundo o Dr. Adriano, antes de tratar qualquer lesão o ideal é fazer a prevenção delas. E o uso da bandagem é altamente indicado para isso: “Cada individuo deve ser tratado de forma individual, pois cada um tem necessidade diferente do outro. Pacientes com alterações posturais, com lesões musculares e articulares, em procedimentos pós-cirúrgicos e dores. Independente da idade”, destaca o especialista, que atualmente é responsável técnico da clinicas de fisioterapia “Apus”, e de acupuntura “Alarum”, ambas em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.