Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ketchup caseiro: prepare o molho com cenoura, beterraba e outros ingredientes
Guia Culinário 16/11/2021

Ketchup caseiro: prepare o molho com cenoura, beterraba e outros ingredientes

Que tal preparar um ketchup caseiro para acompanhar hambúrguer, batata frita, asinhas de frango e outros aperitivos? O que muita gente não sabe é que dá para fazer esse molhinho com ingredientes naturais bem nutritivos, como beterraba, cenoura e molho de tomate orgânico. O ketchup natural feito com goiaba também fica delicioso, bem docinho e é mais fácil de preparar do que parece. Ficou interessado? Nós separamos dicas de como fazer ketchup em casa de diferentes maneiras, usando ingredientes saudáveis e bem docinhos. Vale a pena conferir!

Como fazer ketchup caseiro com ingredientes naturais

Existem diferentes receitas de ketchup caseiro que você pode incluir no cardápio para preparar no dia a dia. Apostar em versões de ketchup fitness feitas com adoçantes naturais (em vez do açúcar refinado), é ótimo para quem quer melhorar a saúde do coração, reduzir processos inflamatórios e ter uma alimentação mais saudável. Confira 3 opções de receita de ketchup caseiro para experimentar:

1. Ketchup de beterraba é rico em vitaminas e fácil de preparar

Você já pensou em fazer um ketchup natural à base de beterrabas cozidas, melado de cana e maçã? Essa receita é rica em vitaminas, antioxidantes, fibras e bem fácil de preparar. Para que o sabor da beterraba fique mais atenuado – o que pode ser útil para quem tem criança em casa, por exemplo – uma boa dica é adicionar um pouco de molho de tomate orgânico ao preparo.

Ingredientes

– 3 beterrabas Taeq

– 1 maçã

– 100 ml de água

– 3 colheres de sopa de vinagre Taeq

– 3 colheres de sopa de melado Taeq

– 5 colheres de sopa de molho de tomate tradicional orgânico Taeq

– Sal a gosto

Para começar, você deve descascar as beterrabas, cortá-las em pedaços menores e levá-las para cozinhar em uma panela com água. Quando elas estiverem al dente, escorra a água e reserve as beterrabas.

Descasque a maçã, corte-a em pedaços menores e transfira para o liquidificador. Adicione 100 ml de água e bata até formar um suco. Passe esse líquido na peneira para deixar o suco bem coado.

Coloque as beterrabas já cozidas no liquidificador, adicione o suco de maçã, o vinagre, o melado e bata até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o molho de tomate e o sal a gosto. Bata por mais alguns minutos, até o ketchup ficar consistente. Transfira a mistura para um recipiente e deixe na geladeira. Fica bem saboroso e nutritivo!

Obs.: Se você quiser, também pode fazer uma receita de ketchup de cenoura e beterraba. Nesse caso, na hora de bater os ingredientes no liquidificador, adicione ½ cenoura orgânica Taeq descascada e ralada.

2. Ketchup de goiaba fica bem docinho e rico em antioxidantes

A receita de ketchup de goiaba é uma das que mais faz sucesso, pois fica bem docinha e combina com vários temperos. Aqui, em vez de usar a fruta em si, uma boa dica é recorrer à goiabada cascão, que é fácil de derreter na panela e rende um molho delicioso. Para incrementar a receita, a nossa dica é usar um açúcar natural (mascavo ou demerara) e também incluir tomate, cebola, alho e temperos.

Ingredientes

– 4 tomates italianos orgânicos Taeq

– Azeite Taeq

– 1 cebola orgânica Taeq cortada em cubos

– 3 dentes de alho orgânico Taeq amassados

– 1 colher de chá de cominho

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de sopa de molho inglês ou vinho tinto

– 1 colher de sopa de açúcar mascavo

– 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

– ½ pimenta dedo-de-moça picada

– 200 g de goiabada cascão cortada em cubos

Antes de tudo, você deve tirar as peles dos tomates. Coloque-os em uma assadeira e leve-os ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até a pele começar a soltar. Passado esse tempo, tire do forno, espere esfriar e remova a pele.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite, adicione a cebola e uma pitada de sal. Refogue um pouco e, então, junte o alho amassado. Misture mais um pouco, adicione o cominho e o tomate sem pele.

Diminua o fogo, junte a colher de sal e deixe o tomate cozinhar mais um pouco. Quando ele estiver se desfazendo, junte o molho inglês (ou vinho tinto, o açúcar mascavo, o vinagre, a pimenta dedo-de-moça, a goiabada e misture até tudo derreter, formando um molho homogêneo.

No final, bata tudo no liquidificador (ou com um mixer) e passe na peneira. Reserve o ketchup de goiaba em um vidro limpo e deixe na geladeira. Prontinho!

3. Como fazer ketchup com molho de tomate em casa

Que tal fazer uma receita de ketchup caseiro com tomate orgânico em casa? Para agilizar o preparo, a nossa sugestão é recorrer ao molho de tomate orgânico Taeq. Assim, você não precisa cozinhar os tomates com temperos. Outra dica interessante é adicionar um pouco da geleia de pimenta Taeq, que concede um toque picante e levemente adocicado à receita.

Ingredientes

– 1 molho de tomate tradicional orgânico Taeq (330 g)

– ¾ xícara de vinagre tinto

– ¾ xícara de açúcar demerara Taeq

– Sal a gosto

– 1 colher de chá de geleia orgânica de pimenta Taeq (opcional)

Para preparar, basta misturar todos os ingredientes em um recipiente. Após misturar bastante, transfira para um pote de vidro e guarde na geladeira. Bem simples, né?