Produto recomendado

Isotônico de tangerina Taeq 500ml

Muito mais do que bolinha para cá e para lá. O tênis, um dos esportes mais tradicionais e praticados no mundo, é, também, sinônimo de técnica, tática e, claro, benefÃcios para a corpo. Tanto que, de acordo com os mais diversos estudos da elaborados pela ciência esportiva, normalmente a modalidade entra como uma das mais completas atividade fÃsicas para a nossa saúde, sendo indicada a todas as pessoas! Entenda mais sobre esse esporte.
Seja homem, mulher, criança ou idoso, o tênis consegue se adaptar facilmente à s necessidades e possibilidades de cada um, independente da idade. Praticado em partidas individuais ou em duplas, os golpes e os contantes movimentos das pernas durante a atividade mexem praticamente com todas as musculaturas do corpo, por isso, contribui diretamente no desenvolvimento fÃsico e orgânico. Segundo o professor de tênis Amaro Gomes, o esporte é muito mais do que um jogo:
"O tênis exige agilidade, disciplina tática e cálculo. Para ter um melhor desempenho é preciso ter rapidez nos pés, um corpo ágil e flexÃvel, bastante explosão muscular e uma coordenação muito boa. Você pode aprimorar cada vez mais suas habilidades com muito treino e praticando bastante o esporte", explica o profissional que destacou os principais benefÃcios do tênis:
5 benefÃcios do tênis para a nossa saúde
1 - Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória: O esporte exige um controle da respiração e acaba sendo uma atividade aeróbica, já que mexe com todos os músculos, isso faz com que nosso sistema cardiovascular e respiratório passe a funcionar de maneira adequada.
2 - Melhora a coordenação motora e reflexos: Ir em direção à bola e acertá-la com a raquete auxilia no controle dos gestos corporais e aprimoram a prática. Os reflexo também se beneficiam no decorrer dos treinamentos.
3 - Gasto calórico: Para que deseja emagrecer, o professor Amaro Gomes ressalta que praticar tênis gera um alto gasto calórico (cerca de 500 Kcal/hora), já que esporte necessita de agilidade e resistência fÃsica.
4 - Diminui o estresse: Praticar esportes ajuda a reduzir os nÃveis de cortisol (hormônio do estresse), por isso, sua prática distrai e proporciona um dia mais leve e tranquilo, já que aumenta os nÃveis de serotonina (hormônio relacionado ao bem-estar) do nosso corpo.
5 - Melhora a concentração: Já que o tênis consiste em você acertar a bola na quadra do adversário, você estará sempre atento ao caminho da bola, logo, a prática pode aprimorar a sua concentração em outros aspectos da sua vida.
Dicas para um melhor rendimento fÃsico no tênis
Segundo o professor Amaro, alguns fatores fazem diferença no rendimento fÃsico e atlético na hora da partida de tênis: "Resistência, velocidade, velocidade de reação, força nos braços e pernas e flexibilidade. Portanto, exercÃcios cardiorespiratórios para ganhar resistência e velocidade são bastante indicados. Assim como a musculação é indicada para treinar a resistência e fortalecer braços e pernas. No tênis, o fundamental é chegar até a bola, logo esses exercÃcios ajudarão bastante o jogador a cobrir a quadra mais rápida e eficientemente", analisa o especialista.
Materiais e equipamentos para o jogo de tênis
- Raquete: Para iniciantes deve ser um pouco mais simples e deve enfatizar a força, sendo mais leves. "À medida que o praticante for ganhando experiência a raquete deve ser um pouco mais evoluÃda e deve enfatizar o controle de bola", ressalta Amaro.
- Tênis: Deve ser do tamanho exato dos pés e ter o encaixe perfeito. É ideal que não estique. Há de se ficar atento também à sola do calçado, ela varia de acordo com o tipo de piso da quadra (cimento, saibro ou grama).
- Bolas: As bolas são pressurizadas para que possam quicar na quadra de tênis. Elas são cobertas por feltro e borracha. "Seja em treinos ou em jogos o ideal é que o estoque de bolas seja reforçado, para que não se perca tempo correndo atrás de bolas a todo momento", finaliza o professor.
Esportes parecidos - Por ser uma modalidade clássica, alguns esportes também sofreram grande influência do tênis e também geram efeitos positivos ao corpo. São eles: Squash, badminton, tênis de mesa, paddle, frecobol e mais recentemente o beach tennis.