Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Jogos coletivos:  6 esportes para reunir os melhores amigos durante o verão!
Movimente-se 13/01/2017

Jogos coletivos: 6 esportes para reunir os melhores amigos durante o verão!

Aproveitar as férias de verão para juntar os amigos e praticar algum esporte coletivo que todo mundo gosta pode ser uma das propostas mais divertidas para o bem-estar do nosso corpo na estação mais quente do ano! Seja na praia, nos clubes, parques ou , até mesmo, nas ruas, as atividades físicas ao ar livre, junto com os amigos ajudam a colocar o papo em dia e aproveitar o que os dias de sol podem nos oferecer! Confira 6 opções de jogos que são a cara dessa época!

Juntar os amigos para praticar atividades físicas juntos pode ser uma boa ideia para aproveitar o verão e ganhar aquele estímulo extra da galera quando a preguiça e a indisposição para sair de casa bater. Além disso, depois de uma animada prática esportiva, sentar para relaxar com os amigos, beber uma água de coco ou dar um mergulho no mar pode ser revigorante. Segundo o professor de educação física Eduardo Vianna, com alguns cuidados e orientações, a atividade em grupo pode ser muito benéfica para todos:

“A vantagem de em praticar esporte em grupo, é que uma pessoa incentiva a outra, na hora da dificuldade, existe um apoio e um auxilio nas dificuldades. Além disso, pode e acaba virando uma grande família, tornando a prática mais fácil, agradável e não uma obrigação, mas sim um lazer”, explica o profissional, ressaltando:

“Outro destaque é que as atividades físicas proporcionam uma qualidade de vida melhor, disposição para enfrentar o dia a dia, ocorre a liberação da endorfina (hormônio) e consequentemente diminui os níveis de estresse da nossa vida”, completa o professor que indica alguns jogos para o verão. Confira!

6 jogos coletivos para reunir os amigos

1 – Altinha: Quem nunca se deparou com uma rodinha de amigos jogando altinha nas praias brasileiras? A prática é extremamente comum e fácil: É reunir a galera, levar a bola e se divertir! O esporte ajuda a melhorar a coordenação motora, exige habilidade e equilíbrio corporal e ainda estimula a criatividade. Ou seja, benefícios físicos e mentais para todos os amigos!

2 – Futevôlei: Bem parecida com a altinha, mas tendo a presença de uma rede, o esporte pode ser praticado na praia ou na quadra e é diversão para todas as idades. O futvôlei trabalha os músculos inferiores (perna, coxa, panturrilha e glúteos) e promove a interação entre os participantes, já que é preciso uma parceria com o seu time.

3 – Vôlei: O tradicional esporte é perfeito para o verão e para aproveitar as praias brasileiras, afinal, é praticar atividades físicas desfrutando das belezas naturais estonteantes. O vôlei ajuda a melhorar o condicionamento físico, aumenta a capacidade de pensamento e reflexo, além de trabalhar com todos os membros do corpo.

4 – Frescobol: Esse esporte é a cara do verão, afinal, não tem como pensar em frescobol e não lembrar da praia! A prática é responsável por fortalecer nossas pernas, praços, coxas, abdômen, além de favorecer o tão almejado emagrecimento. Exige concentração e muita disposição dos participantes.

5 – Futebol de praia: Ou futebol de areia, como também é chamado, é extremamente comum não só nessa época do ano, afinal, a paixão do brasileiro com o futebol é o ano todo. A prática não tem distinção de sexo ou idade, é excelente para promover a interação entre os amigos e fortalecer os nossos músculos.

6 – Circuito: Um dos esportes que mais ganhou espaço nos últimos anos é o treinamento em circuito. A prática apresenta uma variação na execução dos exercícios tornando um atrativo para muitas pessoas. O circuito é ideal para fortalecimento muscular, promover o equilíbrio e consciência corporal além de melhorar o condicionamento físico.

Alguns cuidados podem tornar a prática ainda mais prazerosa

Para o professor Eduardo Vianna, com orientação profissional, os jogos coletivos tendem a ser divertidos e extremamente benéficos para o nosso bem-estar físico e mental: “Alguns cuidados são bem simples: seguir passo a passo dos treinos planejados, respeitando o limite do próprio corpo e ganhando experiência e habilidades com o tempo. Evitar ficar exposto ao sol, passar filtro solar constantemente, usar roupas leves, hidratar o corpo, dê preferência às frutas e foque em alimentos leves e saudáveis”, finaliza o profissional.

Veja mais