Jejum realmente emagrece? Saiba se vale a pena ficar muitas horas sem comer

Ficar sem comer é uma prática adotada por muita gente que deseja perder peso, mas será que isso faz sentido?
Ficar sem comer é uma prática adotada por muita gente que deseja perder peso, mas será que isso faz sentido?
Nicolle Venturi

Consultor:

Nicolle Venturi

Formada em Nutrição pela UFF, atualmente faz a segunda graduação em Gastronomia pela UFRJ

Ficar sem comer parece a melhor maneira de emagrecer para muita gente - afinal, é através do consumo de determinados alimentos que ganhamos peso. Mas será que a prática de fechar a boca por horas a fio realmente é eficaz ou pode acabar trazendo prejuízos para o organismo? Para te ajudar a entender se vale mesmo a pena ficar em jejum para emagrecer rapidamente, conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e dar dicas do que fazer para diminuir as medidas do jeito certo.

Ficar sem comer até diminui as medidas, mas não elimina a gordura

Como engordamos por causa dos alimentos que consumimos, parece óbvia a ideia de que ficar horas em jejum é a solução mais eficaz para emagrecer. No entanto, segundo a nutricionista Nicolle Venturi, essa não é a melhor alternativa - tanto por não ser saudável quanto por não diminuir gordura. "Fechar a boca é uma maneira bem rápida de perder peso, mas não necessariamente de emagrecer. Essa perda pode ser de água ou de músculo, e o que realmente se deseja quando pensamos em emagrecer é diminuir gordura", esclarece.

Ela explica que o número da balança diminui porque, com a falta da alimentação adequada, o organismo utiliza o que está disponível para gerar a energia necessária para ficar ativo. Mas, mesmo assim, destaca que a medida não é a ideal para quem quer perder peso de maneira eficaz, e ainda pode ser prejudicial. "Um jejum realizado de forma errada leva à perda de músculo e muitos outros problemas de saúde. Perder peso em pouco tempo pode acarretar em complicações sérias", diz.

Dieta através do jejum pode gerar exagero nas porções na hora de se alimentar

Além de não contribuir para a queima de gordura, outro problema em passar muito tempo sem se alimentar pensando em emagrecer é o fato de que essa prática pode gerar o efeito contrário. O motivo é simples: ao pular uma refeição mesmo com fome - como o café da manhã, por exemplo -, é normal acabar comendo mais do que deveria na próxima, e sem prezar a qualidade na escolha do que vai para o prato. "Por fim, o prato está maior que o normal e a pessoa come tudo rapidamente por estar com muita fome e querer acabar com essa sensação. Ao comer muito depressa e sem prestar atenção o organismo não assimila o que foi alimentado e logo dá sinais de que ainda não está satisfeito", explica a nutricionista.

Outro ponto que Nicolle destaca é que simplesmente deixar de comer não faz com que os hábitos alimentares sejam modificados, porque a dieta não vem acompanhada de uma reeducação alimentar. "Assim, ao acabar o período do jejum, a pessoa volta a comer tudo normalmente, nas mesmas quantidades ou até em maiores, contribuindo para o reganho de peso", afirma.

Comer a quantidade certa de nutrientes que o organismo precisa é a maneira mais eficaz de perder peso

Agora que você já entendeu que ficar em jejum não é mesmo a melhor maneira de perder peso, deve estar se perguntando como alcançar esse objetivo. Segundo a nutricionista Nicolle Venturi, o segredo é se alimentar com os nutrientes certos na quantidade correta. "Para emagrecer de forma saudável e eficiente, é necessário mudar hábitos alimentares. Ou seja, comer a quantidade certa de nutrientes que seu organismo necessita. Comer comida de verdade, como hortaliças, frutas, grãos e carne", recomenda.

Além disso, ela também ressalta a importância de praticar regularmente uma atividade física do seu agrado e de ter o acompanhamento com um nutricionista para que ele indique a melhor opção de dieta para cada caso. "Cada corpo é de um jeito e isso deve ser analisado e considerado ao montar o planejamento alimentar individual. Apenas um profissional qualificado pode analisar todas as variáveis que envolvem um emagrecimento saudável e permanente", finaliza.

Ficar sem comer parece a melhor maneira de emagrecer para muita gente - afinal, é através do consumo de determinados alimentos que ganhamos peso. Mas será que a prática de fechar a boca por horas a fio realmente é eficaz ou pode acabar trazendo prejuízos para o organismo? Para te ajudar a entender se vale mesmo a pena ficar em jejum para emagrecer rapidamente, conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e dar dicas do que fazer para diminuir as medidas do jeito certo.

Ficar sem comer até diminui as medidas, mas não elimina a gordura

Como engordamos por causa dos alimentos que consumimos, parece óbvia a ideia de que ficar horas em jejum é a solução mais eficaz para emagrecer. No entanto, segundo a nutricionista Nicolle Venturi, essa não é a melhor alternativa - tanto por não ser saudável quanto por não diminuir gordura. "Fechar a boca é uma maneira bem rápida de perder peso, mas não necessariamente de emagrecer. Essa perda pode ser de água ou de músculo, e o que realmente se deseja quando pensamos em emagrecer é diminuir gordura", esclarece.

Ela explica que o número da balança diminui porque, com a falta da alimentação adequada, o organismo utiliza o que está disponível para gerar a energia necessária para ficar ativo. Mas, mesmo assim, destaca que a medida não é a ideal para quem quer perder peso de maneira eficaz, e ainda pode ser prejudicial. "Um jejum realizado de forma errada leva à perda de músculo e muitos outros problemas de saúde. Perder peso em pouco tempo pode acarretar em complicações sérias", diz.

Dieta através do jejum pode gerar exagero nas porções na hora de se alimentar

Além de não contribuir para a queima de gordura, outro problema em passar muito tempo sem se alimentar pensando em emagrecer é o fato de que essa prática pode gerar o efeito contrário. O motivo é simples: ao pular uma refeição mesmo com fome - como o café da manhã, por exemplo -, é normal acabar comendo mais do que deveria na próxima, e sem prezar a qualidade na escolha do que vai para o prato. "Por fim, o prato está maior que o normal e a pessoa come tudo rapidamente por estar com muita fome e querer acabar com essa sensação. Ao comer muito depressa e sem prestar atenção o organismo não assimila o que foi alimentado e logo dá sinais de que ainda não está satisfeito", explica a nutricionista.

Outro ponto que Nicolle destaca é que simplesmente deixar de comer não faz com que os hábitos alimentares sejam modificados, porque a dieta não vem acompanhada de uma reeducação alimentar. "Assim, ao acabar o período do jejum, a pessoa volta a comer tudo normalmente, nas mesmas quantidades ou até em maiores, contribuindo para o reganho de peso", afirma.

Comer a quantidade certa de nutrientes que o organismo precisa é a maneira mais eficaz de perder peso

Agora que você já entendeu que ficar em jejum não é mesmo a melhor maneira de perder peso, deve estar se perguntando como alcançar esse objetivo. Segundo a nutricionista Nicolle Venturi, o segredo é se alimentar com os nutrientes certos na quantidade correta. "Para emagrecer de forma saudável e eficiente, é necessário mudar hábitos alimentares. Ou seja, comer a quantidade certa de nutrientes que seu organismo necessita. Comer comida de verdade, como hortaliças, frutas, grãos e carne", recomenda.

Além disso, ela também ressalta a importância de praticar regularmente uma atividade física do seu agrado e de ter o acompanhamento com um nutricionista para que ele indique a melhor opção de dieta para cada caso. "Cada corpo é de um jeito e isso deve ser analisado e considerado ao montar o planejamento alimentar individual. Apenas um profissional qualificado pode analisar todas as variáveis que envolvem um emagrecimento saudável e permanente", finaliza.

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