Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Jejum intermitente é para todo mundo? Veja a opinião de uma nutricionista
Guia Culinário 16/02/2022

Jejum intermitente é para todo mundo? Veja a opinião de uma nutricionista

Desde que seja feito de forma apropriada, com o direcionamento de um nutricionista, o jejum intermitente pode trazer vários benefícios à saúde, sabia? Afinal, o hábito ajuda a limpar o organismo, melhora o funcionamento do metabolismo e da imunidade. Mas será que todo mundo pode seguir esse tipo de jejum, sem restrições? Para esclarecer essa dúvida, nós conversamos com a nutricionista Giovana Morbi, que esclareceu vários pontos importantes. Dá uma conferida!

O que é jejum intermitente, como funciona e benefícios

No jejum intermitente, a proposta é intercalar períodos de jejum com outros de alimentação balanceada. Dessa forma, a pessoa fica por várias horas sem se alimentar, o que ajuda a desintoxicar o organismo e a aumentar o processo de queima de calorias.

Mas afinal, como ele funciona exatamente? Primeiro, é necessário fazer um planejamento com o nutricionista para definir o período em que será feito o jejum. Afinal, é possível fazer isso de diferentes maneiras – de 12h, 14h, 16h e até de 24h.

O jejum intermitente de 16h, por exemplo, consiste em ficar 16 horas sem se alimentar (juntando com a parte da noite). Assim, a pessoa tem 8 horas no dia para comer alimentos saudáveis, fontes de todos os nutrientes importantes. Nesse caso, uma boa sugestão é comer pela última vez às 20h e, depois, quebrar o jejum apenas às 12h do dia seguinte.

Quando feito de forma correta, o jejum intermitente pode trazer muitos benefícios: auxilia na queima de gordura corporal, ajuda a eliminar as toxinas do corpo, evita o acúmulo de líquidos, melhora a disposição do corpo e pode fortalecer o sistema imunológico. É importante, no entanto, tomar cuidado para não perder músculos (massa magra) durante esse processo. Por isso, é fundamental sempre dialogar com um profissional da saúde, ok?

Todos podem fazer jejum intermitente?

Embora o jejum intermitente possa trazer benefícios para o corpo, nem sempre ele é indicado. De acordo com a nutricionista Giovana Morbi, nem todas as pessoas estão liberadas para seguir essa linha de alimentação.

“O jejum não é indicado para pessoas com diabetes ou que apresentam quadros de hipoglicemia, condição em que a taxa de açúcar fica muito baixa e causa sintomas como sudorese, fraqueza e até desmaio. Gestantes também não devem fazer uso desse tipo de estratégia por ser um período em que a necessidade de nutrientes está aumentada”, explica a profissional.

Alimentação balanceada: o que comer antes do jejum intermitente

Além de definir o período em que o jejum será feito, é muito importante pensar nos alimentos que farão parte do cardápio. De acordo com a nutricionista, a alimentação antes do jejum intermitente deve ser bem balanceada e diversificada em termos nutricionais.

“É interessante que a refeição que antecede o período de jejum seja rica em carboidratos complexos, proteínas e boas gorduras para que o corpo fique bem nutrido por um longo período”, destaca Giovana. Seguem sugestões de alimentos para incluir nessa parte:

– Arroz integral

– Feijão

– Grão-de-bico

– Peixes

– Folhas verdes (alface, rúcula, agrião, espinafre)

– Tomate

– Castanhas

Bebidas detox: o que comer durante o jejum intermitente

Você sabia que é possível consumir alimentos durante o jejum? Em alguns casos, bebidas sem açúcar até ajudam a acelerar o metabolismo e a manter o organismo saudável. De acordo com Giovana Morbi, é possível incluir ingredientes estratégicos nessa etapa. “Há diferentes tipos de jejum. Quando falamos em emagrecimento, bebidas como café e chá sem açúcar, água com limão e até suco de caju podem ser consumidos”, afirma a especialista.

Frutas e vegetais: o que comer depois do jejum intermitente

Na hora de quebrar o jejum, é muito importante evitar alimentos muito gordurosos, ricos em açúcar ou pobres nutricionalmente. Levando em conta que o corpo ficou horas sem se alimentar, a principal dica é pensar em superalimentos – como ovos cozidos – que ajudam a saciar sem sobrecarregar o estômago.

“Após o jejum é preciso nutrir o corpo com alimentos mais leves. Frutas e vegetais, como verduras e legumes são ótimas opções para a primeira refeição após esse período”, finaliza a profissional.

Confira uma lista do que você pode comer depois do jejum intermitente:

– Pão integral

– Mix de frutas com iogurte natural e granola

– Salada de frutas ou de legumes

– Mix de sementes, castanhas, nuts e frutas secas