Jambo ajuda a evitar diversas doenças! Conheça todas as vantagens desse fruto

Embora existam diversas espécies de jambo, seus benefícios são os mesmos
Embora existam diversas espécies de jambo, seus benefícios são os mesmos

Encontrado facilmente na região Norte do país, poucos sabem que jambo não é originalmente brasileiro, mas sim asiático. E embora o nome em geral esteja associado ao jambo-vermelho, que é o mais conhecido, outras espécies são encontradas em território nacional. Aliás, você sabia que eles são da mesma família da jabuticaba, goiaba, pitanga e até do eucalipto? Seja como for, os benefícios do jambo, que são muitos, são compartilhados não importa qual ele seja.

Jambo é fonte de vitaminas e minerais

A primeira vantagem em consumir jambo é que ele combina os poderes das vitaminas e dos minerais. No primeiro caso, ele é rico em vitamina A, que ajuda no fortalecimento de ossos e dentes e melhora a saúde da pele, C, que auxilia no combate a doenças, B1 (tiamina) e B2 (riboflavina). Essa dupla presente no complexo B previne doenças cardiovasculares, melhora o funcionamento do sistema nervoso, desenvolve a musculatura e ainda dá mais energia ao corpo. Pois é, seu consumo é muito indicado a pessoas que praticam exercícios físicos.

Em relação aos minerais, é fonte de ferro e fósforo. Como muita gente já sabe, o ferro é essencial no combate à anemia, já que ajuda a formar a hemoglobina. Aliás, a vitamina C permite que ele seja melhor absorvido pelo corpo, e como os dois nutrientes estão presentes nesse fruto ele se mostra indispensável para quem sofre com falta desse mineral no organismo.

No caso do fósforo, ele auxilia na formação de dentes e ossos, evitando que quem o consome sofra com a osteoporose. Essa característica, inclusive, combina muito bem com a vitamina A. Mas além disso o fósforo auxilia na metabolização do carboidrato, o que significa que assim como a riboflavina ele ajuda a fornecer energia para o organismo.

Fruto é ótimo para a dieta low carb

Se você não conhece a dieta low carb, saiba que sua maior característica é a ingestão de alimentos que possuem pouca quantidade de carboidratos. Lembrando que eles são muito importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, mas quando consumidos de forma reduzida, mas ainda assim equilibrada, seus benefícios continuam sendo aproveitados enquanto o corpo perde peso. Embora existam muitos alimentos que pareçam low carb mas não são, isso não vale para o jambo, que possui poucas calorias.

Jambo é rico em antioxidantes

Como nós já mencionamos, o jambo é fonte de vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Mas o que isso significa? Bem, de uma forma geral ele combate os radicais livres, que são moléculas tóxicas que impedem o bom funcionamento do corpo. Aliás, como o próprio nome indica, ele impede a oxidação das células, que pode gerar o envelhecimento precoce ou mesmo o câncer. Além disso, antioxidantes melhoram o sistema imunológico, permitindo que ele funcione melhor contra agentes invasores. Não é a toa que em muitos lugares é comum preparar uma compota de jambo e consumir o seu conteúdo quando a pessoa se encontra doente.

Evita a constipação e é diurético

Na Ásia o jambo é muito utilizado para evitar problemas relacionados aos sistemas digestório e urinário. Em primeiro lugar ele é rico em fibras, o que permite o bom funcionamento do intestino e evita tanto a prisão de ventre quanto a diarreia. Além disso, é um excelente diurético, sendo especialmente indicado a quem sofre com a retenção de líquidos. Por essas razões, não é estranho compreender por que ele é considerado um fruto medicinal pela gastronomia Ayurveda, que é muito utilizada na Índia.

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