Já ouviu falar em falso magro? Entenda por que aparência não é sinônimo de saúde

Um indivíduo
Um indivíduo "falso magro", apesar de parecer estar no peso ideal, possui acúmulo de gorduras em locais específicos e, geralmente, tem um estilo de vida sedentário e hábitos alimentares ruins

Muitas pessoas acreditam que estar no peso ideal é sinônimo de saúde. No entanto, esse é um dos maiores equívocos que existem, sabia? Um indivíduo que tem pequena concentração de gordura corporal - mas se alimenta de forma inadequada e tem um estilo de vida sedentário - pode ser considerado "falso magro". Aqui, nós listamos algumas provas de que aparência, de fato, não é sinônimo de saudabilidade. Muitas pessoas que se encontram acima do peso, inclusive, podem ser saudáveis. Dá uma olhada!

Afinal, o que é um indivíduo falso magro?

O conceito de "falso magro" é utilizado para definir pessoas que parecem magras, mas possuem acúmulo de gordura em locais específicos (na região do abdômen, por exemplo) e, geralmente, têm pouca massa muscular.

Além disso, esses indivíduos costumam ter um estilo de vida sedentário - ou seja, não praticam exercício físico com frequência - e têm uma má alimentação, consumindo alimentos ultraprocessados (biscoitos recheados, salgadinhos empacotados, pizzas congeladas e pipocas de micro-ondas, por exemplo), frituras e carnes gordurosas, que aumentam o colesterol ruim e a concentração de gorduras do corpo.

Ou seja, não adianta ter um aspecto físico magro e, ao mesmo tempo, ter um estilo de vida prejudicial ao organismo. Para saber se a pessoa é (ou não) saudável, é necessário fazer um exame, como o de bioimpedância, que mostra a composição corporal do indivíduo - ou seja a quantidade de massa magra, de gordura, dentre outros fatores.

Com seguir um estilo de vida saudável e deixar de ser um falso magro?

Para deixar de ser um falso magro - e ter um estilo de vida mais saudável -, a pessoa precisa mudar seus hábitos alimentares e iniciar alguma atividade física. A nossa dica é recorrer a ajuda de um nutricionista para montar uma dieta acessível e equilibrada, com mais alimentos naturais e nutritivos, como frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas.

Para queimar a gordura localizada e ter uma rotina mais dinâmica, o ideal é apostar em exercícios aeróbicos - que garantem uma rápida queima calórica. Você pode praticar corrida, funcional, jump, se inscrever em aulas de crossfit, pilates ou yoga e até andar de bicicleta no dia a dia. A atividade física é importante para a saúde do corpo e da mente, pois também ajuda a tratar problemas como ansiedade, estresse e depressão. Interessante, né? Então se você é um falso magro agora já sabe que não basta estar com o peso dentro do que indica o IMC (Índice de Massa Corpórea). Por isso, procure os especialistas adequados e comece a seguir uma rotina mais saudável!

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