Iogurte funcional: Qual é a sua importância para uma alimentação saudável? Veja!

Poucos produtos possuem tamanha versatilidade para serem incluidos em um plano alimentar saudável quanto os iogurtes funcionais. Entenda as razões!
Poucos produtos possuem tamanha versatilidade para serem incluidos em um plano alimentar saudável quanto os iogurtes funcionais. Entenda as razões!

Seja em preparações doces, salgadas ou em sua própria forma natural, o iogurte é sempre funcional! Por isso, o alimento é considerado um dos mais versáteis para ser incluído em uma rotina alimentar saudável. Dono de poderosos nutrientes que favorecem o bem-estar do nosso corpo, esse produto faz, cada vez mais, parte do cardápio das pessoas que prezam pela saúde.

Com tantos sabores e possibilidades gastronômicas, o iogurte é se tornou um alimento ideal para fazer parte de dietas e reeducação alimentares, por ser fonte de nutrientes importantes para completar o quadro nutricional necessário do nosso organismo. Segundo a nutricionista Thaís Leopoldo, o iogurte funcional é naturalmente rico em "bactérias boas", que são favoráveis ao bom funcionamento intestinal:

"Essas bactérias propiciam a regulação da nossa flora intestinal e diminuem o crescimento de bactérias nocivas. Esta é a chamada função probiótica. Além de bactérias saudáveis para nosso corpo, alguns iogurtes acrescentam outras bactérias com comprovadas ações protetoras para os intestinos, regulação do seu funcionamento e estímulo ao sistema imune", explica a nutricionista.

"Além de ser uma ótima fontes de cálcio, mineral fundamental para a formação e manutenção dos ossos, o consumo de iogurte, ainda, contribui para a prevenção da osteoporose e protege o coração, já que o cálcio ajuda a dilatar os vasos sanguíneos", completa a profissional.

Iogurtes funcionais e suas variações apresentadas

- Bebida láctea: Segundo Thaís Leopoldo, esse iogurte pode ser considerado o mais saudável para as dietas: "Não é somente soro ou amido de milho os ingredientes que são adicionados na bebida láctea, e sim uma boa quantidade de bactérias benéficas e proteína de boa qualidade ao nosso organismo", analisa.

- Iogurte fermentado: O que leva a ser chamado "leite fermentado" é a quantidade mais concentrada dessas bactérias e auxiliam a recompor a saúde intestinal. "Os benefícios do iogurte estão diretamente ligados ao aparelho digestivo, regulando o intestino e combatendo também prisão de ventre é por isso é também considerado um alimento funcional", explica a profissional.

- Iogurte natural: Este iogurte possui somente culturas microbianas e na parte do leite como proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais. "Possui a consistência um pouco mais firme, o sabor é suave e ideal para comer puro", indica a nutricionista.

- Iogurte desnatado: Assim como o iogurte natural, essa variação tem os mesmos benefícios mas com a vantagem de ter menos gordura na sua composição. "Tem o valor calórico menor. Com essa quantidade menor de gordura, é recomendado não só a quem procura perder peso e controlar níveis de colesterol", ressalta Dra. Thaís.

Receita de iogurte funcional caseiro: Saiba como preparar!

A nutricionista Thaís Leopoldo disponibilizou uma receita super fácil de fazer. Confira:

Ingredientes

– 1 copo de 200 a 250ml de iogurte natural, sem sabor, de sua preferência

– 1 litro de leite com ou sem lactose

Modo de preparo

Ferva o leite. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Quando estiver totalmente frio, adicione o iogurte e misture bem. Coloque em um recipiente fechado (melhor se for de vidro), envolva com um pano seco para vedar a luz e coloque em um local onde possa ficar totalmente imóvel por 24 horas. Não mexa e não abra pra olhar. Após 24 horas, pode consumir. Guardar na geladeira.

Dica: Guarde 200ml desse iogurte pronto para fazer o próximo, você só precisará de 1L de leite. A cada vez que fizer, terá um iogurte mais cremoso e consistente.

Opções de consumo: Por ser um alimento versátil, ao consumir o iogurte você pode adicionar mel, cereais, frutas picadas ou acrescê-lo em vitaminas, saladas e molhos.

Consumo recomendado

A Dra. Thaís relata que a quantidade ideal do consumo de leite e seus derivados deve ser de três porções ao dia: "A ingestão recomendada é de 200 ml a 300 ml de iogurte diariamente para quem já tem o hábito de consumir outros derivados do leite, como o queijo, por exemplo", finaliza a profissional.

*Thaís Leopoldo (CRN 15100208) é nutricionista esportiva funcional e disponibiliza a sua rede social para outras informações: Faceboook

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