Horário de verão: O que fazer para não alterar o nosso "relógio biológico"?

O horário de verão é motivo de opiniões diferentes. Uns gostam, outros não. Contudo, de certo, essa alteração de tempo, por mínima que seja, gera mudanças em nossas vidas e, claro, em nossos organismos. Veja aqui importantes ações e hábitos alimentares para não sentirmos muito os resultados da época.
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Uma hora de diferença. Para muitos isso não significada nada, mas, quando mantemos um cotidiano regrado, essa alteração pode representar diversas mudanças nos hábitos de vida, alimentares e, sobretudo, no corpo. É o que acontece com o "relógio biológico" do nosso organismo durante o horário de verão. Então, o que fazer para aceitar uma nova rotina sem, necessariamente, deixar de usufruir a temporada dos dias mais quentes e com maior tempo sol?

Para sabermos um pouco mais sobre quais ações devemos tomar para manter nossa alimentação sadia e o organismo sempre em bom funcionamento, e sem muitas mudanças, a Dra. Carolina Baliere, especialista em nutrição funcional, nos explica as melhores atitudes a serem tomadas durante esse período.

Como se alimentar durante o horário de verão?

- Há mudanças biológicas em nosso corpo com essa pequena mudança de horário?

"Há mudanças por conta do sono e os horários podem interferir um pouco, mas, no geral, não. Deve se lembrar de consumir muito líquido, comer bastante saladas e evitar o máximo de açúcar ou de qualquer produto industrializado."

– Existe alguma dieta específica para o horário de verão?

"Dietas específicas não, mas alguns cuidados especiais como aumentar o consumo de líquido, pois a exposição ao calor é aumentada, evitar comidas pesadas e cafeína no período da tarde, pois dificulta na digestão e a cafeína acelera mais, o que pode atrapalhar na qualidade do sono e aumentar compulsão alimentar."

- Como devemos alterar a nossa alimentação/ hábitos durante o horário de verão?

"Quando vem o horário de verão, vem junto o calor, a alta temperatura, portanto devemos preocupar em tomar mais líquidos, bastante chá para ajudar também na retenção de líquido, pois no calor e com baixo consumo de líquido, as mulheres tendem a incharem mais. Comer bastante fruta e evitar ficar muitas horas sem comer para não ficarem fracas e terem hipoglicemia. Preferir comer algo mais leve à noite para ter uma boa digestão e não atrapalhar no sono. Fazer atividade física e evitar fazer dietas restritas."

- O que devemos comer em dias mais quentes? Quais nutrientes auxiliam o organismo nesse processo?

"Água, água aromatizada com canela, hortelã, lima da pérsia, etc. Que ajudará na hidratação, evitar retenção de líquido e absorverá o princípio ativo do que estiver dentro da água. Não pode esquecer das saladas cruas, comer frutas e evitar comidas processadas e gordurosas."

*Carolina Baliere (CNR 18152), é especializada em nutrição funcional.

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