Horário de verão: 5 atividades ao ar livre para aproveitar o sol do final do dia

Que tal aproveitar o máximo a horinha a mais de sol do horário de verão? Descubra ótimas atividades ao ar livre
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Carine Rodrigues

Consultor:

Carine Rodrigues

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Faculdade Faveni.

Quem ama o horário de verão sabe a diferença que faz uma horinha a mais de sol, não é mesmo? Presenciar um final da tarde com o dia mais claro parece que nos dá um ânimo extra para sair de casa e aproveitar o tempo com atividades ao ar livre. Sejam esportes, exercícios, piqueniques em família, simples caminhadas à beira-mar ou em parques para contemplar a natureza, o período é ótimo para quem busca bem-estar e qualidade de vida.

Além de mais tempo para aproveitar o dia, uma horinha a mais de sol traz benefícios incríveis para a nossa saúde, como, por exemplo, aumentar os níveis de vitamina D no organismo. Esse nutriente é importante para melhorar a absorção de cálcio e fósforo no corpo e, assim, auxiliar o funcionamento do sistema nervoso central, além de fortificar nossos ossos, dentes e músculos.

5 atividades ao ar livre para aproveitar o sol do horário de verão

1 - Praticar atividades físicas: Sabe aquela praça ou parque perto da sua casa? Ele pode ser uma boa opção para você exercitar o corpo. Seja correr, andar de bicicleta, caminhar ou praticar algum esporte, em dupla ou sozinho, o sol pode ser um estímulo a mais para aproveitar o horário de verão. Geralmente, quando vemos que ainda está claro, temos mais disposição para colocar as atividades em dia. Além disso, a prática só vai trazer benefícios para a saúde.

2 - Faça um piquenique em família: Um bom piquenique pode ser uma ótima oportunidade para fortalecer os laços familiares. É só montar um cardápio bem gostoso, com alimentos frescos e naturais, como sucos e frutas, além de pães, biscoitos e iogurtes integrais, juntar tudo em uma toalha bonita e colocar o papo em dia com muita distração.

3 - Ir à praia ou ao clube: Quem foi que disse que não dá para pegar uma corzinha no final da tarde? Inclusive, o sol após às 16h é o mais indicado para aumentar os níveis de vitamina D no corpo e ajudar a pegar aquela marquinha tão desejada no verão. Mesmo que o sol não esteja forte, lembre-se de colocar o protetor solar para não agredir a pele.

4 - Aproveite para relaxar: Praticar ioga, meditar, dar um volta no calçadão da praia, nas praças ou apenas sentar para desfrutar as paisagens. A mente precisa parar de pensar e se concentrar, pelo menos por um momento, por isso, ir para algum lugar calmo, vai ajudar a melhorar a sua capacidade de memória, de concentração e até diminui os níveis de estresse e ansiedade.

5 - Leve seu animal de estimação para passear: Os "pets" também podem aproveitar as mudanças do horário de verão, por isso, separe as últimas horinhas de sol com o seu bichinho. Você vai se divertir e ele mais ainda!

Mantenha o corpo hidratado e uma alimentação leve e saudável para desfrutar do horário de verão

Segundo o Ministério da Saúde, é importante preparar o corpo para o horário de verão alguns dias antes, já que o nosso relógio biológico tende a sentir alguns efeitos dessa mudança. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, geralmente, nessa época do ano os dias são mais quentes, há uma maior exposição ao sol, por isso, precisamos de constante hidratação.

"Nós transpiramos mais, aumentando a perda de água e eletrólitos, como, por exemplo, sódio, potássio, magnésio e cloro. Para evitar a desidratação, é importante nos mantermos hidratados ao longo do dia, ingerindo água, chás, água de coco, sucos de frutas e/ou hortaliças naturais", explica a profissional.

Quanto à alimentação, não abra mão das frutas que, inclusive, são bons lanches no meio da tarde, impedindo assim a hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue) e, no período da noite, faça alimentação leve, com vegetais e legumes para garantir uma boa digestão e ter uma noite tranquila de sono.

"Também é importante evitarmos alimentos gordurosos e açucarados em excesso", completa e finaliza a nutricionista.

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