Você já pensou em preparar uma versão de hambúrguer caseiro com ingredientes mais saudáveis? Em vez de usar os gordurosos (queijo amarelo e bacon frito, por exemplo), a nossa sugestão é apostar nos vegetais, antepastos e - por que não - em pães integrais para servir o lanche. Para quem não sabe, no dia 28 de março é celebrado o Dia Internacional do Hambúrguer. Então, para enaltecer esse lanche de origem norte-americana, nada melhor que preparar uma versão saudável em casa.
Aqui, nós separamos uma receita de hambúrguer de grão-de-bico Taeq com pão de aveia que fica delicioso, atende ao público vegetariano e é bem simples de fazer (além de ser mais saudável que o tradicional). Ele é incrementado com um antepasto de cebola roxa ao vinho tinto da Taeq que concede um sabor especial - fora a salada com folhas de rúcula que fica deliciosa! Além disso, você irá preparar o seu próprio pão caseiro de aveia, que é uma versão mais saudável e nutritiva. Confira!
Modo de preparo
Pães de aveia
Em um recipiente, misture as farinhas, o açúcar e o fermento;
Faça um buraco no meio e despeje os ovos, o leite de aveia e o azeite;
Trabalhe bem a massa até ficar homogênea e soltar das mãos;
Cubra com um pano de prato e deixe descansar em temperatura ambiente até dobrar de tamanho. O tempo vai depender da temperatura da cozinha (mais calor fará a massa crescer mais rápido). Calcule cerca de uma hora;
Sove bem a massa e divida-a em 4 partes, fazendo uma bola com cada parte;
Coloque os pães em uma assadeira levemente untada com azeite e deixe descansar para crescer novamente por cerca de 30 minutos;
Pincele os pães já crescidos com leite de aveia e polvilhe o gergelim;
Asse em forno preaquecido (200˚C) por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Montagem dos hambúrgueres
Prepare os hambúrgueres conforme as instruções da embalagem;
Corte os pães ao meio e coloque em cada metade uma porção de antepasto, um hambúrguer, rodelas de tomate e folhas de rúcula temperadas a gosto e feche. Sirva em seguida.
Hambúrguer vegano de grão-de-bico com alho-poró Taeq é rico em fibras, proteínas e é fácil de preparar
Caso você queira preparar um lanche caseiro vegetariano, a nossa sugestão é dar uma chance para o hambúrguer vegano de grão-de-bico com alho-poró Taeq. Ele é fonte de fibras, proteínas, gorduras "do bem" (monoinsaturadas) e é bem fácil de preparar - basta seguir as instruções presentes na embalagem. Essa é uma boa dica para quem busca praticidade no dia a dia!
Farinha de aveia integral tem grande concentração de fibras, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e outros nutrientes importantes
Recorrer às versões integrais dos alimentos é sempre uma boa dica. Afinal, elas não passam pelo processo de refinamento e, por isso, contêm uma quantidade maior de nutrientes. A farinha de aveia integral, por exemplo, é rica em fibras, ferro cálcio, potássio, zinco e vitaminas do complexo B. Ou seja, tem uma concentração grande de substâncias indispensáveis para o organismo - auxiliando no controle do colesterol, da glicemia, na saúde dos ossos, músculos e do cérebro.
Ovos são fontes de proteínas, vitaminas (A, D, E e do complexo B) e minerais indispensáveis
Para incrementar receitas de lanches vegetarianos, nada melhor que recorrer ao ovo, não é mesmo? Esse alimento funciona como fonte de proteínas, é rico em vitaminas A, D, E, do complexo B, de minerais como ferro, zinco e fósforo - além de poder ser preparado de diversas formas (mexido, cozido, frito e por aí vai).
Antepasto de cebola roxa ao vinho tinto Taeq é feito com ingredientes orgânicos
Na hora de escolher o molho para rechear o hambúrguer vegetariano, o ideal é optar por uma versão saudável, feita com ingredientes naturais. O antepasto de cebola roxa ao vinho tinto Taeq, por exemplo, é feito com ingredientes orgânicos (livre de agrotóxicos), é fonte de vitaminas e minerais importantes e concede um sabor especial a qualquer receita.
Pepino atua como detox, é fonte de fibras, vitaminas A e do complexo B
Muito usado no preparo de saladas detox, o pepino se destaca por ter alto teor de água, fibras, vitaminas A e do complexo B. Por isso, ele é ótimo para eliminar as toxinas do organismo - atuando como diurético - e também ajuda a regular o funcionamento do aparelho digestivo.
Rúcula é rica em ferro, ômega 3, fibras, vitaminas A e C
Incluir vegetais verde-escuros na alimentação diária também é algo fundamental, sabia? A rúcula, em especial, tem alto teor de ferro (mineral responsável pelo transporte de oxigênio entre as células), ômega 3 (nutriente importante para a saúde do coração e do cérebro), fibras e vitaminas A e C, que ajudam a manter a imunidade sempre fortalecida.