Hambúrguer de arroz e grão-de-bico com cebola caramelizada

Médio
1h30 + 1h de fermentação do pão + 1h de geladeira
4 porções
Hambúrguer de arroz e grão-de-bico com cebola caramelizada

Você sabia que 28 de maio é conhecido como o Dia Internacional do Hambúrguer? Para quem quer comemorar a data sem sair da rotina alimentar nem prejudicar a dieta, esta receita de hambúrguer de arroz e grão-de-bico com cebola caramelizada é perfeita! Muito conhecida no cardápio vegano, essa é uma opção nutritiva, proteica e saborosa. O prato cai muito bem em qualquer dia da semana, seja para dividir com amigos e familiares ou apreciar em uma refeição individual. Organize todo o material necessário e prepare-se para se deliciar com este hambúrguer!

Modo de preparo

Hambúrgueres

Passe o grão-de-bico no processador durante 2 minutos;

Junte o arroz cozido e processe por mais 2 minutos;

Passe a mistura para um recipiente e acrescente a aveia, a cenoura, a salsa e as raspas de limão e tempere com sal e pimenta a gosto;

Incorpore bem todos os ingredientes e modele os hambúrgueres;

Cubra com filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, 60 minutos.

Pão

Em um recipiente médio, dissolva o fermento no açúcar mascavo;

Junte a farinha e o sal e vá adicionando, aos poucos, a água, o leite de aveia e o óleo de coco;

Uma vez que os ingredientes estejam bem incorporados, trabalhe a massa com as mãos até desgrudar;

Cubra e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 30 minutos, se o ambiente estiver aquecido);

Em seguida, sove a massa e divida-a em quatro partes. Cubra novamente e deixe descansar por mais 30 minutos;

Molde os pães e coloque-os em uma assadeira levemente untada com óleo de coco. Asse em forno preaquecido (180˚C) por cerca de 20 minutos;

Retire-os do forno, pincele com um pouco de leite de aveia e espalhe as sementes;

Volte ao forno e deixe dourar.

Cebola caramelizada

Em uma frigideira antiaderente, aqueça o óleo de coco e doure a cebola com o sal e a pimenta;

Quando estiver bem dourada, junte o melado, mexa bem e desligue o fogo.

Montagem

Em uma frigideira antiaderente, aqueça o óleo de coco e grelhe os hambúrgueres dos dois lados, até ficarem bem dourados;

Corte os pães ao meio e disponha um hambúrguer, a cebola e as folhas de rúcula.

Grão-de-bico auxilia na limpeza do organismo e oferece energia para o corpo

Rico em proteína vegetal, o grão-de-bico é um alimento muito nutritivo que promove a sensação de saciedade e oferece boas porções de energias para o corpo. Também produz bem-estar e satisfação pessoal devido à presença de triptofano, aminoácido que estimula a produção e liberação da serotonina, hormônio que regula o humor. A leguminosa auxilia no processo de limpeza do organismo, ajuda a regular as taxas de glicemia no sangue e previne a menopausa precoce. É um ingrediente muito versátil para a cozinha e pode ser utilizado em variadas receitas.

Arroz integral mantém o bom funcionamento do intestino

O arroz integral é uma opção mais saudável e nutritiva de carboidrato para incluir em receitas. O alimento é rico em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. Em sua composição, contém grandes quantidades de fibras alimentares que ajudam a regular o intestino, previnem a constipação e oferecem energia e disposição para o corpo. O cereal também tem propriedades antioxidantes que favorecem a saúde dos olhos e combatem a degeneração precoce das células.

Cebola tem propriedades antissépticas, antibióticas e anti-inflamatórias

A cebola é fonte de vitaminas A, B1, B2, C, K e P e possui diversos benefícios para o organismo. É um alimento com forte potencial curativo por ter propriedades antissépticas, antibióticas e anti-inflamatórias, sendo muito indicado para consumo em casos de feridas na pele e infecções. É um ótimo purificador do ar e auxilia no tratamento de problemas respiratórios, como asma e bronquite, e também quadros alérgicos, como sinusite, gripes e resfriados. O ingrediente fortalece o sistema imunológico e melhora o fluxo sanguíneo.

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