Guia dos queijos: Qual é o tipo mais saudável? Aprenda a diferenciá-los!

Das inúmeras opções de queijos, os brancos são os melhores para a saúde, por conterem menos gorduras em sua composição. Veja mais sobre os principais tipos de queijo para a sua alimentação.
Das inúmeras opções de queijos, os brancos são os melhores para a saúde, por conterem menos gorduras em sua composição. Veja mais sobre os principais tipos de queijo para a sua alimentação.
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Branco ou amarelo, fresco ou maturado, o queijo está entre os alimentos mais tradicionais, consumidos e adorados da humanidade. Seja em sua forma pura, como petisco para acompanhar uma boa taça de vinho, por exemplo, ou mesmo para incorporar receitas doces e/ou salgadas, a vasta diversidade de tipos, aromas e sabores dessa iguaria traz sempre um toque de charme, elegância e sofisticação às refeições. Contudo, com tantas opções disponíveis no mercado, você sabe qual é o mais saudável? Descubra!

Feito a partir da coagulação do leite, o queijo é naturalmente fonte de nutrientes para o nosso corpo. Sua composição inclui elementos como cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas, essenciais para o bom funcionamento do organismo. De acordo com a nutricionista Priscilla Goretti, a melhor maneira para identificar a qualidade nutricional do queijo é através da sua coloração. Geralmente, quanto mais esbranquiçado menos gordurosos eles são. "Os queijos brancos sãos as melhores opções, como o cottage, queijo minas, ricota, por conter menos corantes, serem ricos em proteínas (como todos os tipos de queijos) e pobre em gorduras", explica a profissional.

Conheça mais sobre os queijos brancos

Cottage: Conhecido por seus baixos teores de calorias e gorduras, o cottage está no topo das indicações para quem segue uma alimentação saudável. 50 g do produto possuem apenas 49 kcal e somente 3,9% da nossa necessidade diária de gordura. O alimento ainda é responsável por fornecer vitaminas do complexo B e gorduras saudáveis para o nosso organismo, ajudando na redução dos riscos do câncer de mama. O cottage também é uma boa dica para as grávidas e os atletas, já que possui uma boa quantidade de cálcio.

Ricota: Feita a partir do soro do leite, a ricota também possui um baixo teor de calorias. Possui uma baixa concentração de sódio e é rica em cálcio, melhorando o sistema ósseo e fortalecendo os dentes. A ricota ainda aumenta a massa muscular, tornando-se uma aliada à boa forma. O alimento ainda tem a presença das vitaminas A, D, E e B e minerais como zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo.

Minas: Uma união de sabor, baixo teor de calorias e boa concentração de cálcio. Apesar de ser um pouco mais calórico que a ricota e o cottage, o queijo minas apresenta somente 22% das nossas necessidades diárias de gordura saturada. Rico em cálcio, vitamina A, vitamina D e B, além de minerais como o fósforo, o minas ajuda no combate a hipertensão e diabetes, estabiliza a pressão arterial, regula a absorção da glicose e ajuda a equilibrar o peso.

Queijos agem na prevenção da cárie

Até para fortalecer os dentes o consumo de queijo é oportuno. De acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o alimento possui um papel protetor para a prevenção da cárie: "Elas ocorrem quando as bactérias da placa dentária, ao se alimentarem dos sucos contidos nos alimentos, produzem ácidos que, com o tempo , perfuram o dente. Algumas proteínas contidas nos queijos, como a caseína, reforçam a ação protetora da saliva que ajuda a neutralizar a ação dos ácidos e a remineralizar os dentes. Assim o alto teor de cálcio e fósforo dos queijos auxilia a proteger os dentes.", divulgou a entidade.

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