Grãos Superpoderosos: Descubra benefícios incríveis de 7 sementes para o corpo

Grão e sementes, os novos superalimentos para a nossa nutrição diária. Chia, quinoa, linhaça... boas opções não faltam para a sua saúde! Veja as caractersíticas de cada uma e seus principais benefícios.
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Sementes superpoderosas! Uma alimentação voltada à saúde é aquela onde os nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Sendo assim, os grãos, apesar de pequenos, são grandiosos em suas composições orgânicas. Amaranto, linhaça, quinoa, chia... Opções para o seu dia a dia não faltam para ajudar a sua qualidade de vida! Veja os benefícios de cada uma delas!

O próprio nome já diz: super (abundância, que está acima, extrema riqueza) alimentos, ou seja, alimentos considerados com um elevado teor de nutrientes benéficos para o nosso organismo. Na maioria das vezes, esses superalimentos são naturais e possuem uma excelente quantidade de vitaminas, antioxidantes, minerais, amnoácidos e ácidos essenciais para a saúde. Segundo a nutricionista Sheila Basso, existem diversos superalimentos, cada um com a sua devida importância na nossa alimentação. A profissional indicou 7 deles, citando as suas principais especificações. Confira:

7 Superalimentos para incluir no seu dia a dia

1 - Amaranto: Possui vitamina C e pró-vitamina A em níveis significativos, além de atender as necessidades da maioria de vitaminas. O amaranto possui também concentrações expressivas de minerais como potássio e ferro e alta biodisponibilidade de zinco, magnésio e cálcio. O alto valor nutritivo da proteína faz com que o grão de amaranto seja aplicável, tanto na fortificação de farinhas de trigo, milho e tubérculos, como na elaboração de produtos farináceos isentos de glúten.

2 - Linhaça: Os nutrientes que mais chamam a atenção na linhaça são as fibras, o ácido graxo ômega 3 e as lignanas. Desta forma, este alimento possui diversos benefícios para a saúde como a redução do LDL-colesterol, atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e sintomas da menopausa, além de desempenharem um papel significativo na proteção contra câncer de mama, de próstata, de cólon e de outros tipos de câncer. Além disso, a linhaça possui efeito antiinflamatório e auxilia no funcionamento do intestino. "Recomenda-se uma ingestão de 30g por dia de linhaça ou 1 colher de sopa", destaca a profissional.

3 - Quinoa: Possui um grande potencial alimentar e também um teor relativamente elevado de vitaminas (vitaminas E e riboflavina) e minerais. Os lipídios de sua semente possuem um perfil semelhante ao dos óleos vegetais de boa qualidade, e a composição dos ácidos graxos assemelha-se a do óleo de soja.

"Comercialmente, este grão pode ser encontrado também nas formas integral ou polido, como farinhas, flocos ou snacks expandidos. Pode ser consumido cozido, de modo similar ao arroz; em combinação com outros ingredientes em diferentes preparações alimentícias; em sopas, molhos; cereais matinais, dentre outros. A farinha pode ser utilizada na elaboração de mingaus, pudins, produtos de panificação (pães, bolos, biscoitos) e massas (macarrão)", ressalta a nutricionista.

4 - Semente de Chia: A semente de chia contém boas quantidades de gordura, de proteína, de carboidrato, de fibra dietética, vitaminas e minerais, bem como uma quantidade alta de antioxidantes. Os nutrientes que mais chamam a atenção por sua quantidade elevada são os ácidos graxos poli-insaturados (ácido linolênico) e a fibra alimentar (fibra solúvel). É sabido que a ingestão adequada dessas gorduras tem um papel importante na prevenção e melhora de doenças crônicas não transmissíveis, como a aterosclerose, o diabetes melitus e a obesidade.

5 - Kefir: É um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior. Dentre os benefícios do kefir podemos destacar a melhora na imunidade, favorece a desintoxicação, é de fácil digestão, aumenta a resistência à infecções e diminui os níveis de colesterol ruim.

6 - Cúrcuma: O principal composto bioativo da cúrcuma é o pigmento fenólico curcumina, que lhe confere propriedade anti-inflamatória e antioxidante. Ela também apresenta ação estimulante, expectorante, aromática e contribui para melhorar as funções digestivas e alterações neurológicas, sendo interessante para prevenção de doenças crônicas e autoimunes, distúrbios intestinais e problemas de pele, como a psoríase.

7 - Açaí: A polpa do açaí apresenta elevado valor energético por conter alto teor de lipídios. São 12% de ácidos graxos ômega-6 e 60% de ácidos graxos ômega-9. O ômega-6 é um ácido graxo poli-insaturado essencial que ajuda a diminuir os níveis de LDL-colesterol. Já o ômega-9 é um ácido graxo monoinsaturado essencial, que também atua na diminuição do colesterol-LDL e ainda regula os níveis do colesterol-HDL (lipoproteína de alta densidade). Além disso, é rico em carboidratos, fibras, vitamina E, vitamina C, proteínas, fibras alimentares e minerais (manganês, ferro, zinco, cobre, cromo).

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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