Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Grãos integrais: Qual é a melhor forma de cozinhar? Saiba como usá-los
Guia Culinário 12/07/2017

Grãos integrais: Qual é a melhor forma de cozinhar? Saiba como usá-los

Que comer grãos e sementes é uma maneira saudável de garantirmos nutrientes essenciais para a nosso corpo, a grande maioria das pessoas já têm esse conhecimento. No entanto, você sabia que nós podemos aproveitar ainda mais os benefícios desses pequenos, mas poderosos, ingredientes? O modo de preparo desses alimentos também é uma forma importante e que faz toda a diferença no uso e no consumo diário em um bom plano alimentar.

Cada vez mais, estudos científicos da área nutricional revela que o consumo adequado e regular dos grãos integrais contribui generosamente para a nossa qualidade de vida, regulando e fortalecendo as funções do organismo. Dentre os principais benefícios, podemos destacar, por exemplo, sua eficácia para o controle de peso e doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. Isso tudo se deve a grande concentração de fibras alimentares encontradas nesses alimentos, além de sais minerais, proteínas e agentes antioxidantes, responsáveis por defender o corpo do ataque externo dos “temidos” radicais livres que causam enfermidades.

Sabendo desses benefícios, é hora de botar o avental e partir para a cozinha! Confira, abaixo, como preparar melhor os grãos integral para aproveitar os poderes desses ingredientes da forma mais saudável:

Como cozinhar grãos integrais para aproveitar seus nutrientes?

– Quinoa em grãos: Para cada 1 xícara de grãos, coloque 2 xícaras de água e 1 colher de chá de sal. Em seguida, leve para cozinhar em fogo baixo. Quando a água secar, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por cerca de 10 minutos.

*Dica culinária: Você pode consumir a quinoa acompanhando ou substituindo o arroz branco, em bolinhos e tortas ou, até mesmo, como carne de um saboroso hambúrguer saudável.

– Grão de bico: Ponha-os de molho, em água fervente, por 2 minutos; Desligue o fogo e deixe na água por cerca de 2 horas. Para cada 1 xícara de grãos, coloque 3 xícaras de água e 1 colher de chá de sal. Em seguida, leve para cozinhar em uma panela de pressão, deixando 15 minutos após começar a “chiar”.

*Dica culinária – Utilize esse ingrediente no lugar do feijão, em saladas e em sopas.

– Arroz 7 grãos: Para cada 1 xícara de grãos, acrescente 2 xícaras e meia de água, além de 1 colher de chá de sal. Em seguida, leve para cozinhar em fogo baixo. Assim que a água secar, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

*Dica culinária – Sirva como acompanhamento de pratos principais, como recheio, na forma de bolinho de arroz.

Lentilhas: Coloque os grãos de molho em água fervente por 2 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe na água por mais 2 horas. Retire a água do remolho. Para cada 1 xícara de grãos, acrescente 3 xícaras de água e 1 colher de chá de sal. Leve para cozinhar na panela de pressão, deixando 5 minutos após começar a “chiar”.

*Dica culinária – Assim como o grão de bico, a lentilha pode substituir o feijão, em saladas. hambúrgueres e sopas.

Ervilhas: A melhor maneira de cozinhar a ervilha é no vapor. Ponha de 3 a 5 cm de água na panela e deixe ferver em fogo alto. Coloque os grãos na panela sob a água fervente, sem tocar na água, e tampe. Cozinhe por 2 minutos até ficar verde clara e “al dente”.

*Dica culinária – Use em saladas, massas, tortas, refogados de legumes etc.