Granola tradicional, light, diet ou salgada? Saiba suas diferenças e benefícios

Tradicional, light, diet e salgada: cada versão da granola traz um benefício diferente para o nosso corpo
Tradicional, light, diet e salgada: cada versão da granola traz um benefício diferente para o nosso corpo

A granola é um alimento importante na dieta de quem quer garantir um bom funcionamento do organismo. Mistura de grãos, sementes, frutas secas e açúcar mascavo, ela é rica em fibras e outros nutrientes essenciais para a saúde - como proteínas, vitaminas, zinco, ácido fólico e ferro. Mas não para por aí: disponível em diferentes versões - tradicional, diet, light e saudável -, a granola ainda pode oferecer benefícios específicos, que variam de acordo com o seu tipo. Quer saber o que esperar de cada um deles e descobrir qual a melhor opção para você? Confira!

Granola tradicional não engorda nas versões com menos açúcar e calorias

A versão tradicional da granola é feita à base de aveia em flocos, castanhas, frutas secas, açúcar mascavo, flocos de trigo, linhaça e arroz. Ela contém mais gordura que proteína e fibra, mas como nem sempre esse componente funciona como um vilão, já que também dá energia ao corpo, isso não quer dizer que a opção seja sempre uma verdadeira inimiga da dieta. Se não tiver muito açúcar ou outros componentes mais calóricos que o esperado, está mais do que liberado apostar na granola tradicional para seguir uma dieta saudável. O segredo é olhar a tabela nutricional para ver os componentes que você estará levando para casa.

Granola light é a versão com menos gordura

A granola light se diferencia da tradicional pela porcentagem menor de gordura: enquanto a quantidade de proteínas e fibra continua a mesma, o teor desse componente é reduzido em mais de 60%! Por causa disso, essa versão é a ideal para quem está em uma dieta que preza a diminuição de gorduras - por mais que não seja indicado cortá-la por completo, já que ela fornece energia ao corpo. Por isso, assim como acontece com a granola tradicional, é sempre bom ficar atento ao rótulo para não levar para casa uma versão possua gordura em um nível extremamente baixo, o que no fim das contas também não é tão saudável assim.

Granola diet é indicada para diabéticos pela ausência de açúcar

Esse tipo de granola tem os mesmos componentes da tradicional e da light, menos um deles: o açúcar. Por isso, como você já deve imaginar, ela é indicada especialmente para os diabéticos - que veem nesse ingrediente um grande vilão, já que ele é o principal responsável pelo aumento da taxa de glicose no sangue. Mas a ausência do açúcar não é a única diferença: outro detalhe é o maior percentual de gordura, embora o valor calórico total não seja tão diferente assim dos outros dois.

Granola salgada é opção de acompanhamento para pratos saudáveis

A granola também pode ser um bom acompanhamento para o almoço quando aparece na versão salgada. Sabe aqueles pratos mais levinhos, como saladas, por exemplo? Então, eles ficam ótimos com essa iguaria a mais - que, além de saborosa, ainda garante nutrientes importantes para o corpo. Nela temos não apenas os ingredientes tradicionais como também alguns itens extras, que podem dar uma incrementada no gosto - como temperos, sementes de girassol e gergelim, por exemplo. E o sabor não é a única diferença em relação às demais granolas: a salgada também tem mais gorduras, proteínas e fibras. Por isso, para garantir que está apostando mesmo em uma opção saudável, não deixe de ficar de olho na tabela nutricional do alimento.

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