Granola engorda? Tire suas dúvidas sobre esse alimento

Granola natural é um ingrediente que costuma conter açúcar em sua composição e, por isso, deve ser consumida com moderação
Granola natural é um ingrediente que costuma conter açúcar em sua composição e, por isso, deve ser consumida com moderação
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

Algumas pessoas acreditam que a granola emagrece, por ser um alimento saudável, e que é possível incluí-la no cardápio sem se preocupar com as quantidades. Mas você sabia que, dependendo do consumo, é possível que a granola acabe contribuindo para o ganho excessivo de calorias? Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel, que explicou se a granola engorda (ou não) e como incluí-la no seu dia a dia de alimentação de forma balanceada.

Afinal, a granola engorda?

Geralmente, a granola natural é composta por vários ingredientes nutritivos, como aveia, flocos de arroz, de milho, castanhas, grãos integrais e frutas secas. Mas você sabia que nem todos os ingredientes que compõem a granola são saudáveis? A nutricionista Cristiane Coronel explica que essa mistura pode ser bastante calórica.

"A granola tradicional geralmente leva em sua composição bastante açúcar ou açúcar mascavo, mel, melado ou ainda maltodextrina. ½ xícara de chá (40 g) de granola comum, por exemplo, fornece em média 150 kcal, o que é equivalente a um pão francês em calorias", afirma a profissional.

Por ter um nível elevado de calorias, a granola deve ser consumida com parcimônia. Caso contrário, pode acabar contribuindo para o ganho de gordura corporal. "O consumo em excesso, a partir de 60 g ao dia, pode sim engordar, visto que o valor calórico total do dia pode ser afetado. A energia consumida a mais, proveniente do aumento do consumo de granola, pode levar ao ganho de peso", destaca a nutricionista.

Granola saudável: qual o melhor tipo para incluir na alimentação?

Quando se trata de escolher o tipo de granola menos calórico, o mais indicado é atentar à composição nutricional. Opções de granola orgânica, por exemplo, são bem saudáveis e podem conter menos açúcar. A nutricionista destaca que é possível encontrar versões mais nutritivas do alimento:

"Existem granolas menos calóricas, que não levam açúcar em sua composição. Por não haver açúcar, há aumento de fibras insolúveis, solúveis e de proteínas na porção. As calorias provenientes das fibras não são absorvidas pelo intestino humano; mas sim servem para alimentar as bactérias boas que residem no órgão", explica Cristiane.

Granola faz bem para saúde: consuma porções pequenas por dia

Embora muitas granolas contenham açúcar em sua composição, elas podem sim trazer benefícios à saúde, desde que consumidas de forma equilibrada. Vale destacar que os cereais, grãos, frutas secas, sementes (dentre outros ingredientes presentes na granola) têm um alto teor de ômega 3, vitaminas, fibras e minerais que fortalecem a imunidade, a saúde do cérebro e do coração. Por isso, a nutricionista destaca que é recomendável consumir granola natural em quantidades diárias controladas: "Em geral, 1 a 2 colheres de sopa são suficientes (de 15 a 30 g)", recomenda.

Consuma granola natural com frutas, iogurtes e outros ingredientes saudáveis

Para incluir a granola no cardápio, o ideal é pensar em diferentes combinações nutritivas para preparar no café da manhã e lanche da tarde. De acordo com a Cristiane Coronel, é possível fazer várias misturas que ficam deliciosas e saudáveis: "A granola é versátil e pode ser inserida em iogurtes, vitaminas de frutas, smoothies, no açaí, com frutas e ainda pode ser comida pura, como petisco", finaliza a nutricionista.

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