Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Granola: emagrece ou engorda? Como usar?
Guia Culinário 17/12/2014

Granola: emagrece ou engorda? Como usar?

Não é de se estranhar quando dizem que o consumo de granola engorda, afinal, 100 g desse alimento contêm quase 500 calorias. Isso sem contar com a quantidade de gordura que ela oferece. Contudo, muita calma nessa hora! Se for usada de maneira correta e na quantidade certa, esse alimento poderá deixar de ser uma vilã do peso para se tornar uma ótima aliada à sua saúde alimentar!

O ideal é que a granola seja ingerida junto com frutas, leite e iogurtes. Isso porque ela aumenta a quantidade de carboidratos, que, por sua vez, passa a dar mais energia para o corpo, principalmente para quem é adepto de atividades físicas. Além disso, como também é rica em fibras, esse ingrediente ajuda no bom funcionamento intestinal e contribui para dietas de controle de peso.

“Meia xícara de chá de granola, substitui um pão francês ou duas fatias de pão de forma. Ingerida dessa forma, como substituta de pães, ela não comprometerá uma dieta balanceada de controle de peso”, afirma a nutricionista Juliana Saldanha, que ressalta que seu consumo pode ser feito no desjejum ou nos lanches intermediários para aumentar a sensação de saciedade, já que a digestão da granola é lenta.

O que é granola?

A granola é um mix de cereais torrados, castanhas, sementes e açúcares. Essa reunião de ingredientes significa que ela possui uma grande diversidade de nutrientes essenciais ao nosso organismo. Ela é rica, por exemplo, em vitaminas do complexo B, presente na aveia, que são fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo em dia. Além disso, ela apresenta grande quantidade de vitamina E, substância que o corpo não produz sozinho e que tem ação antioxidante , prevenindo estrago às células causados pelos radicais livres.

Outra característica é que ela apresenta minerais como o zinco e o selênio. Esses têm também substâncias antioxidantes que auxiliam na desintoxicação do organismo, essencial para o bom funcionamento das células, fazendo com que elas aumentem o metabolismo e auxiliem à queima de gorduras.