Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 29/04/2021

Gordura de palma faz mal? Saiba tudo sobre o famoso azeite de dendê

Você sabe o que é gordura de palma? Bem, talvez você não reconheça o nome, mas com certeza já ouviu falar de azeite de dendê, famoso tempero nordestino que dá o toque especial a diversos pratos, principalmente baianos, como o acarajé e o vatapá. Por se tratar de uma gordura, no entanto, sempre surge aquela polêmica: o óleo de palma faz mal? Saiba tudo sobre como usar essa gordura na cozinha e quais os benefícios do azeite de dendê para a nossa saúde.

Azeite de dendê é bom para quê?

Mesmo que muitos olhem torto para esse alimento, por ter textura gordurosa, o óleo de palma é saudável e possui vantagens para quem o consome. Entre os benefícios do azeite de dendê, estão incluídos a presença das vitaminas A e a E, que fazem bem para a saúde dos olhos e, principalmente, da pele. Elas também atuam como antioxidantes no nosso corpo, combatendo os radicais livres, e consequentemente prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças.

Óleo de palma: benefícios também incluem ômega 6 e 9

Essa gordura também possui ácidos graxos que fazem superbem para a nossa saúde. O ômega 6 atua na síntese dos hormônios e colabora para que o sistema imunológico funcione corretamente. Já o ômega 9 é uma gordura monoinsaturada e anti-inflamatório natural, que atua diretamente no combate a doenças cardíacas e ao câncer. Os ácidos graxos também auxiliam no bom funcionamento do cérebro.

Grávidas podem incluir o azeite de dendê na alimentação

Para as gestantes, a gordura de palma é ótima opção para incluir na dieta! Isso porque as vitaminas presentes (A, D e E) no alimento ajudam no bom desenvolvimento da gravidez e do feto, deixando mãe e filho mais saudáveis. Ele também dá energia, favorecendo a mulher nos trimestres mais cansativos. Por isso, grávidas, não hesitem em pincelar o azeite de dendê nas suas receitas!

Consumo da gordura de palma deve ser moderado

Apesar de seus benefícios para a saúde, o azeite de dendê deve ser consumido com moderação, já que é uma gordura por excelência. Recomenda-se o uso aproximado de uma colher de sopa por dia, combinando-o sempre com uma alimentação saudável e equilibrada. Evite também o uso do dendê como tempero de saladas, preferindo opções mais leves, como o azeite de oliva extravirgem, o óleo de coco ou o de canola.