Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ghee: o que é e quais as propriedades dessa manteiga clarificada
Guia Culinário 07/03/2019

Ghee: o que é e quais as propriedades dessa manteiga clarificada

Você já ouviu falar no ghee? Também chamado de ghi ou manteiga clarificada, esse ingrediente é muito popular na Índia, terra das tão famosas especiarias. Embora não seja propriamente um tempero, não há como negar que seu uso é muito eficaz no preparo de diferentes receitas, já que consegue substituir muito bem tanto a margarina quanto a manteiga. Além disso, possui alguns benefícios adicionais. Quer saber quais são eles? Então dá uma olhada:

Ghee não possui lactose

Embora isso não seja uma regra, de uma forma geral o ghee tem como diferencial não possuir lactose, o que é perfeito para intolerantes. Se você se enquadra nesse grupo, lembre-se sempre de verificar na embalagem se o ghee em questão possui ou não lactose. Outra alternativa é prepará-lo em casa, porque aí você terá a certeza que não irá passar mal após consumi-lo.

Possui 0 teor de sódio

Outra vantagem do ghee é que ele é completamente livre de sódio. É bom lembrar que o mineral em si é importante para a nossa saúde, mas como já está presente em boas quantidades em outros alimentos do nosso dia a dia, é importante cortá-lo na medida do possível. Por isso, o ghee aparece na frente da disputa em relação à margarina e à manteiga, já que não apenas não possui sal, como seu teor de sódio é zero.

Ghee é bom para a digestão

Manteiga e margarina não são exatamente alimentos associados a uma boa digestão, mas o mesmo – felizmente – não se aplica ao ghee. Isso porque a composição química das suas moléculas de gordura é menor do que a presente nos outros ingredientes. Com isso, sua digestão se torna mais fácil. Além disso, estimula a produção de sucos gástricos, ajudando no bom funcionamento do sistema digestório.

É rico em vitamina A

Ok, a presença de vitamina A não é exatamente um diferencial, já que ela também está presente na manteiga e na margarina, mas ainda assim vale a pena ser mencionada como um dos benefícios do ghee. De uma forma geral, ela deixa os cabelos mais fortes, melhora a vitalidade da pele, a visão noturna e ainda ajuda no crescimento. Além disso, é antioxidante, o que significa que combate os radicais livres no corpo, evitando o envelhecimento precoce e o surgimento de diversas doenças, o que inclui o câncer.

Cuidado com o consumo excessivo de ghee

Tudo em excesso faz mal e não existe alimento milagroso. E para essas duas afirmações o ghee não é uma exceção. Afinal, ele é uma gordura, e por isso pode trazer problemas para a saúde como qualquer outra. Então não se deixe enganar pelo seu sabor agradável, já que é preciso tomar cuidado para não consumi-lo em quantidades exageradas.