Gestantes: Pilates é uma boa opção durante a gravidez

Durante o período de gravidez, as mulheres sofrem muito com as mudanças no corpo e a sobrecarga de peso, que geram dores e desconfortos. Para controlar isso, o pilates é uma ótima opção. A técnica, que junta o relaxamento corporal e mental com atividades físicas, traz diversos benefícios para as futuras mamães.
Durante o período de gravidez, as mulheres sofrem muito com as mudanças no corpo e a sobrecarga de peso, que geram dores e desconfortos. Para controlar isso, o pilates é uma ótima opção. A técnica, que junta o relaxamento corporal e mental com atividades físicas, traz diversos benefícios para as futuras mamães.
Durante o período de gravidez, as mulheres sofrem muito com as mudanças no corpo e a sobrecarga de peso, que geram dores e desconfortos. Para controlar isso, o pilates é uma ótima opção. A técnica, que junta o relaxamento corporal e mental com atividades físicas, traz diversos benefícios para as futuras mamães.
Durante o período de gravidez, as mulheres sofrem muito com as mudanças no corpo e a sobrecarga de peso, que geram dores e desconfortos. Para controlar isso, o pilates é uma ótima opção. A técnica, que junta o relaxamento corporal e mental com atividades físicas, traz diversos benefícios para as futuras mamães.
Durante o período de gravidez, as mulheres sofrem muito com as mudanças no corpo e a sobrecarga de peso, que geram dores e desconfortos. Para controlar isso, o pilates é uma ótima opção. A técnica, que junta o relaxamento corporal e mental com atividades físicas, traz diversos benefícios para as futuras mamães.
Durante o período de gravidez, as mulheres sofrem muito com as mudanças no corpo e a sobrecarga de peso, que geram dores e desconfortos. Para controlar isso, o pilates é uma ótima opção. A técnica, que junta o relaxamento corporal e mental com atividades físicas, traz diversos benefícios para as futuras mamães.
Durante o período de gravidez, as mulheres sofrem muito com as mudanças no corpo e a sobrecarga de peso, que geram dores e desconfortos. Para controlar isso, o pilates é uma ótima opção. A técnica, que junta o relaxamento corporal e mental com atividades físicas, traz diversos benefícios para as futuras mamães.
Durante o período de gravidez, as mulheres sofrem muito com as mudanças no corpo e a sobrecarga de peso, que geram dores e desconfortos. Para controlar isso, o pilates é uma ótima opção. A técnica, que junta o relaxamento corporal e mental com atividades físicas, traz diversos benefícios para as futuras mamães.
Durante o período de gravidez, as mulheres sofrem muito com as mudanças no corpo e a sobrecarga de peso, que geram dores e desconfortos. Para controlar isso, o pilates é uma ótima opção. A técnica, que junta o relaxamento corporal e mental com atividades físicas, traz diversos benefícios para as futuras mamães.

Os mandamentos para seguir uma vida saudável são ainda mais importantes quando carregamos um outro ser dentro de nós. Durante a gravidez a mulher passa por um turbilhão de mudanças, tanto internas como externas, que se não forem atentamente cuidadas, podem gerar dores e desconfortos (principalmente nas costas) durante a gestação. Por isso, para as futuras mamães, existem diversas opções de atividades, como danças, e o pilates!

O pilates é um exercício completo que combina respiração, consciência corporal, relaxamento, flexibilidade e força, e que se baseia em movimentos feitos simultaneamente com a contração do abdômen e dos músculos da área entre as pernas (assoalho pélvico). A atividade física trabalha suavemente o alongamento e fortalecimento da musculatura, equilíbrio, postura e respiração.

"A técnica respiratória utilizada no pilates melhora a sensação de cansaço e trabalha músculos do tronco e abdômen. A ativação desses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem dando origem a desequilíbrios posturais", explica a Dra. Renata Gomes Borba, fisioterapeuta do Centro de Qualidade de Vida na cidade de São Paulo.

Durante a gravidez a musculatura abdominal se distende para acomodar o bebê e pode ficar fraca. Os músculos do assoalho pélvico também são pressionados e tendem a aumentar, indo para baixo da bacia, e, com isso, dificulta a contração dos músculos. A fraqueza dos músculos pélvicos faz com que algumas mulheres tenham problemas de incontenção de urina ao espirrar, tossir e, até mesmo, rir. Já a fraqueza da musculatura abdominal, dá a conhecida dor nas costas ou na região do pélvis.

O pilates ainda combate câimbras musculares e inchaços nas pernas, pois melhora a circulação sanguínea do corpo. Algumas posições do exercício aliviam a pressão sobre as costas e a bacia, além de darem mais espaço para o bebê se posicionar adequadamente para o parto.

Busque a orientação profissional

Antes de começar qualquer pratica física é importante buscar uma orientação profissional e, claro, médica. E, claro, confie em seu "instinto materno" - que está devidamente afiado durante a gravidez - e, se achar que a atividade não é boa, procure outra mais adequada aos seus interesses.
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