Gergelim preto ou branco? Descubra as diferenças e vantagens de cada um deles

A semente de gergelim preta tem uma quantidade maior de nutrientes, como proteínas, cálcio e vitamina A
A semente de gergelim preta tem uma quantidade maior de nutrientes, como proteínas, cálcio e vitamina A

Muito usada no preparo de pães, saladas e molhos, a semente de gergelim é fonte de nutrientes fundamentais para o organismo, como fibras, ferro, vitaminas do complexo B e proteínas. Mas, o que muita gente não sabe, é que existem diferentes tipos dessa semente. Você já ouviu falar no gergelim preto e no branco, por exemplo? Para que você conheça as diferenças entre os dois, nós preparamos um tutorial explicando melhor as vantagens de cada um. Confira!

Gergelim preto tem uma quantidade maior de proteínas, cálcio e vitamina A

Antes de tudo, é importante destacar que os dois tipos de gergelim (preto e branco) são bem semelhantes em aspectos nutricionais - afinal, ambos são da mesma família de alimentos. No entanto, existem algumas pequenas diferenças que nos permitem distingui-los.

O gergelim preto, por exemplo, possui uma quantidade maior de proteínas, sendo muito indicado para a dieta de veganos e vegetarianos (que cortam a proteína animal da dieta). Vale lembrar que, no caso do veganismo, é muito recorrer a alimentos fontes de proteínas - como grão-de-bico, quinoa e a própria semente de gergelim.

Além de ser fonte importante de proteínas, o gergelim preto também possui uma quantidade maior de cálcio em comparação ao branco. Ele é ótimo para a saúde dos ossos, dentes e músculos do corpo. Por isso, pode ser sempre usado em diferentes receitas. Outro ponto positivo do gergelim preto é que ele tem uma concentração maior de vitamina A, que é fundamental para a saúde dos olhos e da pele. Interessante, né?

Gergelim branco é fonte de fibras, minerais como zinco, magnésio cálcio e vitaminas do complexo B

Apesar de o gergelim preto ter uma quantidade maior de nutrientes, o branco também não fica muito atrás. Afinal, ele é fonte de vários minerais importantes, como zinco, magnésio e cálcio, que ajudam, respectivamente, no processo de cicatrização, no controle da pressão arterial e na saúde dos músculos.

Além disso, ele é fonte de fibras - importante para o funcionamento do sistema digestivo - e de vitaminas do complexo B, conhecidas por auxiliarem na saúde do sistema nervoso. Todos esses nutrientes também são encontrados no gergelim preto. Ou seja, a versão escura acaba sendo a mais nutritiva da semente (pois possui uma maior concentração de cálcio, vitamina A e proteínas, como já citamos).

Gergelim branco ou preto: qual escolher?

Em suma, se for para escolher entre um dos dois, a nossa sugestão é recorrer ao gergelim preto (por ser mais nutritivo que o branco). Mas lembre-se que não é só esse fator que deve ser levado em conta. Dependendo da receita, é possível que o branco combine melhor, por exemplo - como no caso do preparo de pães, bolos, biscoitos e diferentes doces. Já o preto combina superbem com saladas, legumes cozidos, sopas, molhos e receitas salgadas de uma forma geral. Então tente incluir os dois na dieta, ok?

Existe diferença de sabor entre o gergelim preto e o branco?

A resposta para essa pergunta é sim! Existe uma diferença de sabor bem sutil entre os dois tipos de semente. O gergelim branco, no caso, tem um sabor um pouco mais amargo, mas isso acaba não influenciando muito as receitas. O lado bom da semente de gergelim - independente do tipo (branca, preta ou marrom) - é que ela tem um gosto bem suave e, na maioria das vezes, ajuda a realçar o sabor de outros alimentos. Justamente por isso, o gergelim é usado para cobrir saladas de frutas, iogurtes, vitaminas, pães e bolos. Ele acrescenta nutrientes e dá uma crocância incrível - que tal experimentar?

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