Sabe aqueles grãozinhos que ficam em cima do pão de hambúrguer e muitas vezes passam despercebidos por nossos paladares? Pois é, eles se chamam gergelins, e podem ser muito mais do que meros acompanhamentos para sanduÃches. Extremamente poderoso, essas sementes, uma das mais antigas do mundo, têm propriedades muito benéficas para o organismo: ajudam a emagrecer, auxiliam na digestão, mantém a pressão arterial sob controle... Que tal conhecer um pouco mais sobre esse pequeno alimento tão rico em nutrientes e descobrir como acrescentá-lo nas refeições do dia a dia?
Com uma alta concentração em fibras, proteÃnas, ferro, ômega 3 e vitaminas E, B1 e B2, o gergelim contribui para o bom funcionamento do intestino, impedindo a prisão de ventre. Além disso, é um aliado e tanto na dieta, principalmente para as mulheres que sonham com uma barriga sequinha. Quando o seu consumo é associado a outras fontes de carboidratos encontrados em produtos naturais, o grão atua regulando o processo de absorção desses alimentos, trazendo a sensação de saciedade mais longa.
Outros benefÃcios: Além de beneficiar e enriquecer a alimentação, o gergelim fortalece os tendões e os ossos, tonifica o fÃgado e os rins, combate dores lombares e de joelhos, evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos, melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.
Coma gergelim cru e com casca. Experimente na crepioca!
A melhor forma de consumir o gergelim é em sua forma integral: cru e com casca. E suas variações podem ser brancos, pretos e marrons, sendo os mais comuns e fáceis de encontrar os brancos e marrons. As variedades possuem praticamente o mesmo perfil nutricional, logo, a ingestão de qualquer uma delas trazem benefÃcios para a saúde do corpo e vão completar a alimentação. A nutricionista Carolina Baliere recomenda as melhores receitas para adicionar o gergelim em refeições:
"O gergelim pode der acrescentado na crepioca, que ajuda na diminuição de Ãndice glicêmico, assim também podendo ser adicionado na salada de folhas que além de potencializar o valor nutritivo por ser um alimento rico em cálcio, magnésio e fibras, ajudará na função intestinal, além de dar mais saciedade, que diminuirá compulsão alimentar. Muito interessante também em acrescentar em média de 1 a 2 colheres de sopa de gergelim preto e branco em diversos tipos de sopa", destaca a profissional.
*Carolina Baliere (CNR 18152), é especializada em nutrição funcional.