Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 31/07/2021

Gengibre em conserva: como fazer e seus benefícios para o sistema imunológico

Que tal preparar gengibre em conserva e se livrar daqueles enjoos matinais superchatos? Pois é! Se você sofre com náuseas logo no início do dia, algo não está certo. Felizmente, nós temos uma receita que com certeza vai te ajudar com esses desconfortos! A conserva de gengibre é muito indicada para reduzir casos de mal estar e indigestão – mesmo casos crônicos -, pois o principal ingrediente dessa receita é um superalimento! A raiz é conhecida por apresentar diversos benefícios, como a diminuição das taxas de açúcar no sangue e prevenção de problemas cardiovasculares e doenças ósseas. Sem mais delongas, veja como fazer conserva de gengibre e aproveite essa receita medicinal para começar o dia com bastante saúde e energia!

1. Separe todos os ingredientes para fazer gengibre em conserva antes de começar

Antes de dar início ao preparo do gengibre em conserva, separe todos os ingredientes e organize o ambiente a fim de facilitar o manuseio dos utensílios e ingredientes durante o processo. Você vai precisar de 400 g de gengibre, ½ xícara de açúcar demerara (ou cristal), 1 xícara de vinagre de arroz (você pode optar por outra opção dentre os tipos de vinagre, como o branco), 3 colheres de sal e 1 recipiente de vidro com tampa firme ou um pote hermético, também de vidro.

2. Corte o gengibre em fatias compridas e finas e cozinhe em água até ferver

O primeiro passo para fazer a conserva de gengibre é corta-lo em fatias compridas e finas, como se fosse preparar chips. A dica para esse tipo de corte é realizá-lo na diagonal com o auxílio de uma faca bem afiada. Preze pela espessura mais afinada para garantir a textura do alimento quando em conserva.

Em seguida, leve o gengibre fatiado a uma panela e cubra-o completamente com água. Deixe a raiz cozinhar mergulhada até levantar fervura. Então, desligue o fogo.

3. Escorra o líquido da panela e deixe as fatias da raiz esfriarem naturalmente

Após finalizar o cozimento do gengibre, escorra toda a água com o auxílio de um escorredor ou diretamente da panela para a pia. É fundamental que todo o líquido seja dispensado para que a raiz possa parar de cozinhar e esfrie naturalmente. Para acelerar o processo e facilitar a evaporação, disponha as fatias separadamente em cima de um pano de prato seco e limpo.

4. Leve o gengibre ao fogo com o resto dos ingredientes até levantar fervura

Coloque em uma panela o gengibre cozido junto com o açúcar demerara, o vinagre de arroz e o sal e mexa bem. É necessário misturar até que as especiarias sejam bem distribuídas por todas as fatias da raiz para atenuar o sabor da conserva. Deixe cozinhar até ferver e, depois, desligue o fogo.

5. Transfira a mistura para um recipiente de vidro com tampa e consuma em até 6 meses

Ainda quente, transfira a mistura para um recipiente de vidro com tampa firme ou mesmo um pote hermético, também de vidro para garantir a conservação do alimento. Mantenha o pote fechado de 2 a 3 dias em temperatura ambiente a fim de concluir o preparo da receita. Por fim, leve o gengibre em conserva à geladeira para armazená-lo corretamente. O ideal é consumir a receita em até 6 meses.

Fácil, né? Agora é só aproveitar!