Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Geleias zero: 5 formas saudáveis para usar esse alimento em dietas sem açúcar
Guia Culinário 01/11/2017

Geleias zero: 5 formas saudáveis para usar esse alimento em dietas sem açúcar

Para um café da manhã ser completo mesmo, não pode faltar uma boa geleia de frutas, acompanhando pães e as torradinhas à mesa. Por isso, quem busca iniciar o dia de maneira saborosa e saudável, deve sempre dar preferência às versões naturais e sem açúcar desse produto, para poder desfrutar sem culpa nas dietas. Descubra como as geleias de frutas zero podem ser aproveitadas de forma saudável e nutritiva, atendendo as suas necessidades alimentares.

Feitas a partir da cocção de frutas inteiras ou em pedaços, até mesmo utilizando as polpas ou sucos, as geleias de frutas podem ser orgânicas e até mesmo caseiras, trazendo um toque especial para a alimentação saudável. Para a nutricionista Daniella Chein, as versões “zero”, sem a adição de açúcar, são boas fontes energéticas para o corpo e podem ser incluídas de diversas formas no dia a dia. Confira, abaixo, 5 dicas da profissional:

Como podemos aproveitar as geleias de frutas em nossa alimentação?

1 – Misturar no iogurte grego zero: Variar no sabor é uma boa forma de agregar outros nutrientes ao lanche. Por exemplo, ao incluir uma geleia de laranja, você aumenta a quantidade de vitamina C e fibras alimentares e, ao optar pelo sabor de uva, potencializamos a presença dos flavonoides, como o resveratrol, importante para a saúde do coração.

2 – Acrescentar nas vitaminas de frutas: As geleias zero também podem ser boas substitutas do açúcar nessas bebidas, já que elas trazem somente a frutose. Assim, também é possível criar e inovar nas preparações das vitaminas no café da manhã, tendo sempre um novo sabor para a primeira refeição do dia.

3 – Passar em torradas integrais: A forma mais tradicional de consumo é passar as geleias em torradas e, para tornar esse lanche ainda mais saudável, dê preferência pelas torradas integrais, que aumentam a quantidade de fibras da refeição, favorecendo o trânsito intestinal, garantindo saciedade e, beneficiando também, a saúde cardiovascular.

4 – Com queijo minas: Seja no pão integral ou em um pão de milho, a combinação de geleia com queijo (doce e salgado) sempre cai muito bem. Além de saboroso, traz a união do cálcio, presente no queijo, essencial para o fortalecimento dos ossos e músculos, e as geleias, por serem de fácil absorção, garantem a energia para o corpo, tornando a dupla muito indicada para os praticantes de atividades físicas.

5 – Incluir nas saladas agridoces: Para inovar a aquela entrada especial do almoço em família, as geleias zero também podem contribuir. A mistura de folhas de alface, frutas, especiarias, temperos e a geleia para dar um toque especial, também aumenta a ingestão de fibras importantes para o bem-estar. “Fica uma delícia e bem nutritivo”, completa Daniella Chein.

Geleias zero também são ótimas alternativas para diabéticos

Para as pessoas com histórico familiar ou em tratamento de diabetes, as geleias zero podem estar presentes no plano alimentar, porém, devem ser consumidas de forma moderada e sempre com atenção aos rótulos, para garantir a ausência do açúcar no alimento. Garanta que elas sejam adoçadas com stévia ou sucralose, que não aumentam os níveis de glicose no sangue.