Geleias orgânicas: energia para o seu café da manhã!

<strong>Geleias:</strong> Seja para passar em pães, torradinhas ou biscoitos, ela é sinônimo de energia e baixa caloria para nosso organismo funcionar regularmente
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Rossana C. Torales

Consultor:

Rossana C. Torales

Formada em Nutrição pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), é especializada em Nutrição Clínica Ortomolecular, Fitoterápica & Esportiva pela NUTMED

Independente de qual seja a sua dieta, vale destacar que o café da manhã deve ser considerado o primeiro passo para uma rotina saudável. E, um dos alimentos mais usados e desejados para compor uma mesa farta nessa hora de desjejum é a geleia orgânica. Encontrado em diversos sabores e composições, o produto geralmente é usado para incrementar pães, torradinhas ou biscoitos. Sinônimo de energia e baixa caloria, a geleia orgânica ajuda o nosso organismo a funcionar regularmente.

Comer direito, de maneira nutritiva e equilibrada, é a base dos mandamentos da alimentação saudável - o que deve começar bem cedinho, logo no início do dia. De acordo com a nutricionista Rossana Torales, o café da manhã deve representar 25% das calorias totais diárias de uma pessoa. Para ela, as geleias são ótimas opções para quem quer substituir alimentos gordurosos, como a manteiga e a margarina.

"As geleias são boas opções para o café da manhã. O ideal é, de preferência, dar preferência a uma versão orgânica e sem adição de açúcar. Assim, você evita o excesso de glicose, pois a geleia já contêm frutose (o açúcar natural das frutas). O produto em sua forma orgânica garante a qualidade do alimento, pois é livre de agrotóxicos e outros aditivos químicos", afirma Rossana, enfatizando a importância de uma alimentação rica em nutrientes para o desjejum.

"É importante se alimentar bem de manhã, pois voltamos do jejum da noite, quando passamos muitas horas sem comer. Precisamos repor as energias para as funções do nosso metabolismo, além de outros nutrientes, como vitaminas e minerais, para estarmos preparados para o dia", complementa a nutricionista.

6 alimentos perfeitos para o seu café da manhã

Você sabe quais nutrientes são indispensáveis para a primeira refeição do dia? Segundo Rossana, um bom café da manhã deve conter nutrientes completos como: laticínios desnatados (leite, queijo, iogurte, etc), pães integrais, cereais ricos em fibras (aveia, farelo de trigo, centeio, cevada, etc), frutas variadas ou em forma de sucos naturais. Produtos como ovo ou peito de peru, podem ser utilizado como uma fonte de proteína, assim como os laticínios, que também são ricos em cálcio. Veja mais sobre esses alimentos em nossa galeria.

1. Geleia

Utilizadas na maioria das vezes como complementos de pães e biscoitos, as geleias em forma orgânica e sem açúcar são boas opções para dietas de emagrecimento. Além disso, elas proporcionam mais energia ao corpo por conta das frutas.

2. Pães integrais

Fornecem carboidratos complexos e fibras, que ajudam a regular o intestino e a controlar o colesterol ruim. Especialistas garantem que a ingestão diária dessas fibras podem prevenir doenças como: câncer de mama e de próstata, diabetes, obesidade, além de doenças cardiovasculares.

3. Cereais

Cereais como granola, aveia em flocos, semente de chia ou linhaça, são boas opções pois mantém a alimentação balanceada e reduz índices de obesidade e problemas metabólicos.

4. Frutas

As frutas têm grande quantidade de vitaminas, concedem energia e força ao organismo. Entre esses complexos vitamínicos estão a vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas e a favorecer a cicatrização da pele, e a vitamina A, que mantém a saúde dos nossos ossos, dentes e da visão.

5. Mel orgânico

O mel é uma ótima fonte de energia e tem muitas propriedades terapêuticas. É rico em açúcar, água, cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas do complexo B, C, D e E e tem propriedades antioxidantes. Sua versão orgânica é ainda mais saudável, pois fica livre de qualquer aditivo químico em sua composição.

6. Laticínios

O consumo de laticínios está relacionado à melhora da saúde óssea, podendo reduzir o risco de osteoporose. Alimentos como o iogurte, por exemplo, também são ricos em potássio, o que ajuda a manter a pressão arterial em níveis saudáveis.

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