Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gastronomia japonesa: conheça seus principais pratos e saiba por que consumi-los
Guia Culinário 24/05/2018

Gastronomia japonesa: conheça seus principais pratos e saiba por que consumi-los

Embora tenha se popularizado no Brasil, muita gente ainda torce o nariz só de pensar em provar comida japonesa simplesmente porque ela possui peixe cru no cardápio. O que essas pessoas esquecem é que essa culinária é um dos motivos que levaram o Japão a ter uma taxa de mortalidade muito baixa, fazendo com que a expectativa de vida no arquipélago seja de mais de 80 anos!

É bom ressaltar que esses dados são referentes à alimentação consumida no próprio Japão. Ao ser exportada para outros países ela é adaptada para o paladar local, o que não necessariamente mantém os seus benefícios. Por exemplo, aqui no Brasil há sushis com cream cheese. Além disso, o shoyo, que possui sódio em excesso, é muito utilizado como complemento. Mas o que falar de pratos como temaki e missoshiru? Se você não sabe do que eles se tratam fica tranquilo, pois nós elaboramos uma lista com significado e benefícios dessa gastronomia asiática:

Sushi é uma combinação de arroz e peixe

Não há dúvidas que esse é o prato da gastronomia japonesa mais conhecido em nosso país. Originalmente ele se trata da combinação de peixe fermentado e arroz avinagrado, mas hoje esse “recheio” pode ser feito com diversos ingredientes, sendo os mais utilizados salmão e atum crus. Sua variação mais comum é o makizushi, na qual o sushi é enrolado em uma alga, conhecida como nori, que é rica em fibras e em proteínas.

Temaki lembra o sushi, mas possui formato de cone

Imagine uma folha de nori enrolada em formato de cone. Dentro dela acrescente o arroz de sushi e um outro ingrediente japonês a escolha, como salmão. Pronto, agora você já sabe o que é um temaki! É importante ressaltar que ele é comido com a mão, como se fosse um sorvete, e não com hashis, que são aqueles palitinhos utilizados em países do Leste Asiático como talheres.

Miso é o ingrediente principal do missoshiru

O miso, ou missô, é um ingrediente preparado a partir de arroz, soja, cevada, sal e koji, um fungo usado tanto na culinária japonesa quanto na chinesa. Esse alimento não é consumido cru, mas sim utilizado no preparo de algumas receitas, em especial o missoshiru, que nada mais é do que a sopa de miso. O prato possui também ingredientes como cebolinha, um tempero feito a base de peixe e tofu, que é muito apreciado por quem aderiu à dieta vegana. Podem ser acrescentados outros ingredientes, e por isso é comum encontrar diferentes variações de missoshiru no Japão. Esse prato ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os do bom (HDL). Também é rico em fibras e em proteínas.

Tempurá se trata de vegetais e frutos do mar empanados

O tempurá nada mais é do que um um empanado, que em geral é feito com vegetais e frutos do mar. Por ser de simples preparo e bem crocante, é comum que ele seja consumido como um snack no Japão. Só há um problema: na sua forma tradicional ele não é empanado no forno, mas sim no óleo, o que não é nada saudável. Se for consumi-lo tente prepará-lo sem ou com uma quantidade bem reduzida de óleo. Mas seja como for, os benefícios os vegetais e desses frutos do mar ainda serão aproveitados.

Wasabi na verdade se trata de raiz-forte

Sabe aquela pasta verde que muitas vezes vem acompanhada da comida japonesa e que muita gente coloca no molho shoyu? Então, ela teoricamente é wasabi, um condimento japonês muito apimentado. Aqui utilizamos “teoricamente” porque nem mesmo o Japão costuma utilizar o wasabi original, apenas raiz-forte misturada com outros corantes. Seja como for, o nome se popularizou é utilizado para se referir à pasta apimentada. É bom lembrar que o ingrediente é um bom antibacteriano, rico em vitamina C e ainda ajuda na perda de peso.

Benefícios da gastronomia japonesa

Se levarmos em consideração que o Japão é um arquipélago não é estranho perceber que o peixe, o arroz e a soja são alimentos muito utilizados na sua gastronomia. Isso significa, por exemplo, que essa é uma dieta rica em ômega 3, substância que está presente principalmente em frutos do mar. Esse ácido graxo essencial é muito importante para a saúde do coração e ainda contribui para a manutenção das funções cognitivas no cérebro.

Mas esse não é o único benefício da comida japonesa. Embora não tenha sido mencionado anteriormente, o chá verde é muito consumido no dia a dia do japonês. Essa bebida possui diversas vantagens, como ajudar a regular o trato intestinal e ser antioxidante, o que não apenas fortalece o sistema imunológico como também evita a oxidação das células, e consequentemente o desenvolvimento de um câncer. Também é possui fator termogênico, que ajuda a emagrecer de forma saudável.

Além disso, diversos ingredientes da culinária nipônica são low carb, o que significa que podem ser consumidos por quem decidiu aderir a essa dieta de contagem de calorias. Por fim, como não utiliza uma grande quantidade de sal (o shoyu não é levado em consideração por não ser obrigatório no preparo dos alimentos) os pratos japoneses são muito indicados para quem precisa controlar a pressão arterial.