Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gastronomia indígena: 4 pratos de povos nativos do Brasil que você deve conhecer
Guia Culinário 30/07/2018

Gastronomia indígena: 4 pratos de povos nativos do Brasil que você deve conhecer

Quando se fala em culinária indígena, muita gente logo pensa em alimentos “in natura” – como frutas silvestres e folhas, por exemplo. No entanto, a alimentação desse povo nativo do Brasil não se baseia apenas naquilo que a natureza nos dá em sua forma natural: donos de uma gastronomia rica, eles são os criadores de vários pratos populares em nosso país e que fazem muito bem para a saúde. Confira os principais deles e entenda porque é uma boa ideia adicioná-los ao seu cardápio:

Paçoca: doce feito com amendoim é fonte de proteínas

Sabia que a paçoca também teve sua origem na gastronomia indígena? Embora muitas pessoas não saibam, ela pode entregar uma série de benefícios específicos para a saúde por ter como principal ingrediente o amendoim – que é fonte de proteínas, rico em vitamina E e, ainda, um importante aliado na dieta de quem precisa reduzir os níveis de colesterol.

No entanto, por contar com uma boa quantidade de açúcar e ter realmente muitas calorias, é importante ter o cuidado de consumir o doce com moderação. Do contrário, ao invés de aproveitar as vantagens da paçoca, você pode acabar lidando com um efeito reverso.

Beiju: prato indígena que deu origem à tapioca é rico em nutrientes e tem poucas calorias

Feito com massa de mandioca e considerado por muitos o responsável pela criação da tapioca tradicional, esse prato típico da culinária indígena é um dos mais famosos por aqui – principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Depois de pronto, lembra muito uma espécie de panqueca ou crepe, podendo aparecer tanto com recheios doces quanto com salgados.

Por ter a mandioca como matéria-prima, o beiju é rico em ferro, carboidratos, magnésio, manganês, cobre e vitaminas do complexo B, além de também ajudar quem quer um emagrecimento saudável por ser um ingrediente pouco calórico e com baixo teor de sódio. Mas vale lembrar que, para não comprometer todos esses benefícios, é preciso ter cuidado com o recheio: faça sempre escolhas saudáveis para manter a linha fit do alimento.

Tacacá: aumento da imunidade é um dos benefícios desse prato típico da Amazônia

Muito popular na culinária amazônica, essa iguaria – que mistura goma de mandioca com camarões e uma erva chamada jambu – também tem origem indígena. Além de ser deliciosa por causa dessa junção exótica de sabores diferentes, ela também faz bem para a saúde por ser muito nutritiva! Para você ter uma ideia, o prato é rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo – como vitaminas, proteínas, cálcio, magnésio e carboidratos. Por isso, entre suas principais vantagens para o organismo estão o fortalecimento dos ossos e dentes, melhora na coagulação sanguínea e aumento da imunidade.

Chimarrão: bebida característica da região Sul tem propriedades medicinais

Essa bebida tão famosa na região Sul também surgiu com os indígenas – especificamente entre os que habitavam a região dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. E assim como a maioria dos alimentos dessa gastronomia, também é indicado para fazer parte do cardápio por ter funções medicinais. Dentre eles, as que mais se destacam são as seguintes: ação antioxidante, diminuição da retenção de líquidos por ser diurética e regulação do sistema digestivo.