Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutos do mar: receitas com siri e caranguejo para o dia a dia
Guia Culinário 26/02/2018

Frutos do mar: receitas com siri e caranguejo para o dia a dia

Frutos do mar são alimentos muito benéficos para a saúde, já que são fonte de proteínas, ômega 3 e diversas vitaminas e minerais. Além disso, eles são muito saborosos e muito presentes na culinária brasileira, em especial nas regiões litorâneas. Mas, embora todos sejam frutos do mar, existem algumas diferenças entre eles. Por exemplo, você sabe diferenciar o siri do caranguejo? Confira as explicações os dois crustáceos e sugestões de receitas onde cada um deles pode ser usado para dar mais sabor ao seu prato.

Quais as diferenças entre o siri e o caranguejo?

Começando pelas forma física: os siris têm as patas traseiras achatadas e maiores que as outras, funcionando com uma espécie de nadadeira ou remo, enquanto os caranguejos têm todas as patas iguais. Além disso, os caranguejos podem medir até 50 centímetros e os siris são menores, medindo apenas 20 centímetros – além de andarem de lado. Quanto ao habitat, os siris vivem no mar e têm a carne bem salgada, já os caranguejos vivem em mangues, têm gosto mais forte e são ricos em vitamina B12. Mas os dois são uma excelente fonte de proteína e contém poucas calorias.

Casquinha de siri

Talvez a receita de siri mais popular seja a casquinha de siri. Além de muito saborosa, ela é bem fácil de preparar. Para isso, misture três fatias de pão de forma sem casca e meia xícara de chá de leite em uma tigela. Leve uma panela ao fogo médio com três colheres de sopa de azeite e refogue meia cebola e um dente de alho picados. Adicione 500 gramas de carne de siri, duas colheres de sopa de salsinha picada, uma colher de chá de extrato de tomate, duas gemas e a mistura de pão, temperando com sal e pimenta do reino a gosto. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo por dois minutos. Depois, coloque a mistura em 6 casquinhas, pincele com uma gema e polvilhe com farinha de rosca e queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido, deixe dourar por 15 minutos e pronto, já pode servir as casquinhas de siri.

Ensopado de caranguejo

Essa receita é superfácil de fazer e fica uma delícia. Tem tudo a ver com o verão e com ambientes de praia, mas pode ser feita em qualquer época do ano. Para preparar o ensopado, leve uma panela ao fogo médio com duas colheres de sopa de azeite. Adicione uma cebola e dois dentes de alho picados e refogue. Depois, acrescente 500 gramas de carne de caranguejo, dois tomates picados e tempere com sal, pimenta do reino e uma pitada de colorau. Por fim, adicione coentro picado e 200 ml de leite de coco. Aí é só mexer bem e esperar cozinhar. É só servir e apreciar o ensopado de caranguejo.