Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas e cereais: 13 combinações para lanches
Taeq Indica 15/03/2024

Frutas e cereais: 13 combinações para lanches

Dentre as combinações nutricionais mais poderosas para a nossa saúde, a união de frutas e cereais é, sem dúvidas, uma das favoritas em cardápios saudáveis. Seja no café da manhã, lanche da tarde ou em pequenas refeições ao longo do dia, com as tradicionais barrinhas de frutas, esses dois alimentos juntos são incríveis para o organismo.

Isso porque, além de dar ânimo, eles ajudam a aumentar a disposição e a melhorar a sensação de bem-estar físico. Quer saber mais sobre os benefícios da união desses produtos e como preparar 13 combinações de frutas e cereais para o seu dia a dia? Então, vem com a gente!

Como combinar frutas e cereais?

Se você deseja incluir os cereais e as frutas na sua rotina, mas está sem ideias, fique tranquilo. Vamos te ajudar! Confira, a seguir, 13 opções incríveis para você comer no lanche. São cereais e frutas secas, granola e frutas e, claro, iogurte com frutas e cereais. Confira!

1. Mamão e chia

Quais frutas combinam com cereais?

Para quem precisa melhorar o funcionamento do intestino, essa dupla é perfeita. Seja para um café da manhã saudável ou um lanchinho nutritivo, a união de mamão e chia têm poucas calorias, contribui na prevenção do câncer, no fortalecimento do sistema imunológico e no processo digestivo.

2. Banana e aveia

Frutas e cereais para prática esportiva

Uma das duplas mais conhecidas na alimentação saudável, a banana e aveia podem ser consumidas in natura ou em forma de vitamina, e são perfeitas para qualquer hora do dia. Essa união é ideal para quem pratica atividade física, já que fornece energia para o corpo e ajuda a prevenir as cãibras durante a prática esportiva.

3. Morango e granola

Qual fruta combinar na granola?

Essa união pode ser acrescida em iogurtes, vitaminas ou consumidas juntas como um delicioso lanche. Fonte de poderosos agentes antioxidantes, a combinação de morango com granola ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Essa dupla ainda é rica em fibras alimentares que proporcionam saciedade e facilitam o trânsito intestinal.

4. Abacate e aveia

Quais combinações fazer com aveia e frutas?

Vai uma vitamina de abacate aí? Essa união é perfeita para quem deseja diminuir as medidas, já que as fibras alimentares contidas nessa dupla favorecem o emagrecimento saudável. O abacate também é conhecido por melhorar a saúde cardiovascular, diminuindo os riscos de derrames, infartos e outras complicações com o coração.

5. Doce de banana com granola

Frutas e cereal para café da manhã

Se é energia e disposição que você quer, então o doce de banana com granola é uma ótima opção. Prático, a receita só leva uma banana com casca, um pacote de granola e canela ou cravo em pó.

Para preparar, esquente a banana com casca no micro-ondas por um minuto. Depois, retire a casca e coloque a canela em pó e a granola a gosto. Por fim, é só misturar e aproveitar esse doce saboroso e super nutritivo!

6. Cereais e frutas secas

Combinação de cereais e frutas secas

Deseja começar o dia com uma comida balanceada, para manter os níveis de energia e de quebra controlar o peso? Então, vale a pena fazer a mistura de cereais com frutas secas como uvas-passas, damasco e mix de castanhas com a aveia, a quinoa e o iogurte natural. O preparo é superfácil e leva em torno de 30 minutos para ficar pronto.

7. Salada de frutas com cereais

Como combinar frutas e cereais para café da manhã saudável

Muito boa para dias de calor, a salada de frutas com cereais é também uma combinação muito saborosa e nutritiva. Prática, a receita é basicamente a mistura de frutas cortadas da sua opção (pode ser melancia, manga, uva, carambola etc.), castanhas trituradas mais granola ou aveia.

8. Aveia, fibra de trigo, banana e canela

Como comer fibra de trigo com frutas?

Outra opção de combinação para quem deseja muito perder peso com saúde é a mistura da aveia, fibra de trigo, banana e canela. Juntos eles fornecem fibras solúveis e insolúveis, além de ajudar a acelerar o metabolismo e a quebrar as gorduras.

9. Barrinha de cereal proteica

Como fazer barrinha de cereal proteica em casa?

Para quem tem uma rotina mais corrida, possuir um alimento saudável na bolsa à disposição é a melhor coisa! E essa receita de barrinha de cereal proteica é perfeita para esses momentos de fome e de correria. Simples, ela é uma mistura de aveia em flocos, banana madura, cacau 70% e Whey. Ao terminar de preparar a combinação, basta levar a mistura ao forno por 20 minutos. Depois, é só aproveitar! No entanto, se você não tiver tempo para fazer a sua, não tem problema, pois existem as versões industrializadas supernutritivas e saudáveis.

10. Granola e banana congelada

Como fazer doce saudável com granola?

Quer uma receita ainda mais fácil e que entrega tudo – cálcio, potássio, fibras, carboidratos complexos e vitaminas do complexo B? Então, essa é pra você: com apenas uma banana congelada e empanada na granola triturada (enrolada como se fosse docinho) é possível comer um doce muito gostoso e altamente nutritivo.

11. Barrinha de cereal com maçã e canela

11. Barrinha de cereal com maçã e canela

Outra opção de barrinha de cereal deliciosa é a de maçã e canela. A receita é simples e, além da maçã e canela, leva também mel, óleo de coco, aveia em flocos, sementes (linhaça e girassol) e uva-passa. Para fazer, basta triturar a maçã no processador até virar um purê.

Depois, coloque-o na panela e adicione o óleo de coco e o mel, os ingredientes secos e frutas. Misture tudo e leve ao forno por 20 minutos. Também existem as opções de barras de cereais prontas, saudáveis e nutritivas.

12. Smoothie de frutas e cereais

O que fazer com frutas e cereais?

O smoothie de frutas e cereais é perfeito para dias corridos ou de muito calor. O seu preparo é rápido e prático: basta escolher o seu cereal favorito e bater até formar um pó. Em seguida, adicionar frutas e alguma bebida (iogurte desnatado, leite, leite vegetal etc.) ao cereal. Depois, é só beber e se refrescar com esse smoothie delicioso!

13. Barrinha de chocolate meio amargo

Como fazer barrinha de chocolate meio amargo com frutas e cereais?

Adora chocolate e quer consumi-lo de uma forma mais saudável? Então aproveite esta receita de barrinha de chocolate meio amargo. Você vai precisar apenas misturar granola, chocolate meio amargo e banana e depois colocá-los em uma forma forrada com papel-manteiga.

Por último, é só deixar a mistura por pelo menos uma hora na geladeira e quando estiver pronto, servi-la em quadradinhos. E se não tiver tempo para fazer a receita, pode consumir, sem culpa, as opções prontas saudáveis. Bom apetite!

Quais são os benefícios de consumir frutas e cereais?

O consumo diário de frutas e cereais traz uma série de benefícios para a saúde, devido à presença de grande quantidade de nutrientes essenciais nesses alimentos. Conheça a seguir os principais benefícios de consumir frutas e cereais regularmente:

1. Alimentos ricos em fibras

Se os cereais e as frutas são ricos em fibras, imagina os dois juntos? É, com certeza, uma fonte maravilhosa de nutriente, que beneficia o organismo de maneira completa.

Afinal, além de contribuir para o funcionamento do sistema gastrointestinal, ajudando a evitar a constipação, as fibras contribuem a reduzir os níveis de colesterol ruim, a manter saudável os níveis de glicose do sangue, a prevenir e a controlar a diabetes e a reduzir o risco de câncer.

2. Prolonga a sensação saciedade

Graças também à presença de grande quantidade de fibras, às refeições compostas por cereais e frutas prolongam a saciedade, fazendo com que as “beliscadas” em outras comidas ao longo do dia sejam evitadas.

3. Ajuda no emagrecimento natural

O fato de o consumo de frutas e cereais aumentarem a saciedade, reduzirem a “fome excessiva” durante o dia a dia, e de ambos serem alimentos de qualidade – que possuem baixas calorias e muitos nutrientes –, faz com que a alimentação composta por essa combinação contribua para um emagrecimento natural e saudável.

4. Fornecem muita energia ao longo do dia

Os carboidratos complexos dos cereais, junto aos açúcares naturais das frutas, fornecem bastante energia ao organismo. Com o consumo diário, não vai faltar disposição para você fazer tudo que precisa ao longo do dia.

5. Combinações práticas

Se você precisa comer algo rapidamente – antes ou após alguma atividade física, ou tem uma reunião de trabalho no meio da tarde que vai interferir em seu plano alimentar, por exemplo –, com muita praticidade e uma farta diversidade de sabores, as barra de cereais com frutas podem facilitar na hora que a fome apertar.

Ao consumir moderadamente, este produto favorece o organismo por ser cheio de nutrientes; como fibras, vitaminas A, C, do complexo B. Além disso, com poucas calorias em sua composição, ele também pode ajudar o emagrecimento equilibrado.

Não há dúvidas de que as frutas e cereais são ótimos para saúde. E melhor ainda quando estão juntos, pois se tornam fontes mais potentes de energia, vitaminas, minerais e fibras. Por isso, aproveite as sugestões de combinações desses dois alimentos e diversifique o cardápio da sua rotina. Quanto mais diversificado, mais saboroso e quanto mais colorido e variado, mais nutriente e saúde no prato!

E, convenhamos, opções é que não faltam, não é mesmo? De mamão e chia, smoothie de cereal com frutas, morango e granola, salada de frutas com cereais à barrinha de cereal, tem para todos os tipos de gosto e paladar. Então, chegou a hora de abusar da criatividade e colocar a mão na massa.