Frutas de outubro: Saiba quais delas estarão em alta para o mês das crianças

Outubro é especial. Além do dia das crianças, o mês tem uma safra generosa de frutas. Saiba como incorporar essas delícias na alimentação infantil
Outubro é especial. Além do dia das crianças, o mês tem uma safra generosa de frutas. Saiba como incorporar essas delícias na alimentação infantil
Luciana Novaes

Consultor:

Luciana Novaes

Nutricionista mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ com especialização em Saúde Materna e Infantil e Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

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Outubro é o mês das crianças e também é uma época incrível para a safra de frutas tropicais. Por isso, por que não aproveitar esse momento tão maravilhoso do ano para incorporar mais sabores e nutrientes à alimentação dos pequenos? Sim, com criatividade e alguns dotes culinários, é possível apresentar essas delícias 100% naturais aos seus filhos ou suas filhas de maneira colorida e bem convidativa.

Segundo a nutricionista Luciana Novaes, as frutas podem ser inseridas em diversos momentos da alimentação infantil, como em lanches, sobremesas ou no café da manhã. "De preferência em pedaços, de acordo com a faixa de desenvolvimento de cada criança. Bebês podem comer amassadas ou raspadas e ir aumentando os pedaços conforme a sua própria evolução", indica a profissional.

Por que optar pelas frutas da safra?

A nutricionista destaca que as frutas que estão em alta no mês de outubro, são alimentos mais naturais e livres de componentes químicos, como os agrotóxicos que são prejudiciais à nossa saúde: "O período da safra é a época mais adequada para o plantio e a colheita do alimento. Quando escolhemos as frutas deste período, estamos optando por aquelas que estarão mais saborosas, com mais nutrientes e, como a colheita também é maior, elas costumam estar com os preços mais acessíveis", completa a profissional.

Frutas de outubro: saiba quais estarão disponíveis no mês das crianças

Abacaxi: Para preparar um delicioso suco da polpa ou consumir em sua forma natural, o abacaxi é uma fruta suculenta, cheia de benefícios para nossa saúde. Dentre eles, a presença das vitaminas A, do complexo B e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, equilibram o organismo e melhoram a saúde da pele e dos olhos. O abacaxi também é uma boa opção para favorecer a digestão e prevenir gripes e resfriados.

Acerola: Tão pequena e tão benéfica para o corpo, a acerola é uma fruta cítrica rica em vitamina A e C, que melhoram os mecanismos de defesa do organismo, diminuindo as inflamações, sintomas das doenças crônicas e alergias. A frutinha ainda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, atuando no combate e no tratamento de diabetes. Versátil, a acerola pode fazer uma dupla incrível com a laranja, maçã ou limão. Experimente.

Banana: Uma das frutas mais consumidas no mundo, a banana é rica em diversas substâncias que atuam beneficiando o organismo. O destaque vai para o mineral potássio, encontrado em abundância na fruta, atuando na prevenção das doenças cardiovasculares, pois controla a pressão arterial. Além disso, a banana combate as cãibras musculares, fortalece o sistema imunológico e melhora o humor.

Caju: A fruta muito comum no Nordeste é rica em minerais como o ferro, cálcio, potássio e cobre, que ajudam na prevenção da anemia, fortalece os ossos, músculos e dentes, além de ajudarem no controle da pressão arterial. Dentre outros benefícios do caju, os seus poderes antioxidantes o envelhecimento precoce das células e confere uma pele mais saudável e bonita.

Jabuticaba: Com poucas calorias e cheia de substâncias que ajudam a tornar o corpo saudável, a jabuticaba é uma fruta popular e altamente consumida pelos brasileiros. Rica em vitamina C, ela ajuda a manter o sistema imunológico saudável, livre de inflamações, além de auxiliar no tratamento de acne e melhorar a saúde capilar.

Recomendação de consumo das frutas para as crianças

Luciana Novaes destaca que os bebês, a partir de seis meses, podem comer de ½ a 1 fruta inteira por dia, dividido em 2 até 4 porções diárias. "Já crianças maiores podem chegar até 2 frutas por dia, também dividindo essa recomendação para 2 até 4 porções diárias", finaliza a nutricionista.

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