Frutas com todas as letras do alfabeto: conheça opções de A a Z

O alfabeto das frutas é composto por uma grande variedade de espécies com diferentes sabores e nutrientes, incluindo, por exemplo, maçã, banana, uva, pera, tangerina e manga
O alfabeto das frutas é composto por uma grande variedade de espécies com diferentes sabores e nutrientes, incluindo, por exemplo, maçã, banana, uva, pera, tangerina e manga

O universo das frutas é bem mais amplo e variado do que parece, sabia? Estima-se que existem mais de 300 espécies nativas brasileiras, fora os frutos subaproveitados, que são fornecidos pelas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) - ou seja, alimentos pouco conhecidos que não costumam ser usados amplamente na alimentação. Para que você conheça melhor um pouco mais sobre as frutas, suas riquezas nutricionais, variedades de tipos, sabores e possíveis usos na cozinha, nós preparamos uma lista bem completa de frutas com todas as letras do alfabeto.

1. Abacaxi é uma fruta cítrica rica em vitamina C

No alfabeto das frutas, o abacaxi aparece como uma das primeiras alternativas. Pertencente ao grupo das frutas cítricas, ele tem um sabor mais ácido, apresenta um alto teor de vitamina C, agentes antioxidantes, cálcio, magnésio e fibras alimentares. Além disso, essa fruta é bem versátil na cozinha - pode ser usada no preparo de sucos, geleias, compotas, doces, bolos, mousses e por aí vai. A delícia de abacaxi, por exemplo, é uma receita geralmente feita com açúcar, ovos e creme de leite que fica bem saborosa e faz bastante sucesso.

Outras frutas com A: abacate, açaí, acerola, ameixa, amora, araticum, abrunho, alfarroba e akee.

2. Banana tem potássio, fósforo, fibras e vitaminas

Você sabe quais são os benefícios da banana? Rica em potássio, fósforo, fibras alimentares e vitaminas do complexo B e C, ela é uma fruta que concede energia, auxilia no ganho de massa muscular e fortalece a imunidade. Ela pode ser consumida in natura, em vitaminas, smoothies, saladas, doces e até junto com a comida (com peixe ou arroz e feijão, por exemplo).

Outras frutas com B: bergamota, baru, babaçu e bacuri.

3. Coco fornece água rica em minerais e vitaminas

Muito consumida no Brasil, a água de coco se destaca por ter um alto teor de minerais (como potássio, fósforo e magnésio), vitaminas do complexo B, C e agentes antioxidantes que fortalecem a saúde da pele e a imunidade. Vale destacar, ainda assim, que o coco existe em diferentes versões - existe a fruta verde ou seca, por exemplo.

Outras frutas com C: cereja, caju, caqui, carambola, cupuaçu, cranberry, ciriguela, cacau.

4. Damasco fornece vitaminas A, C, E, K e outros nutrientes importantes

Fruto do damasqueiro, o damasco se destaca por ser rico em vitaminas A, C, E, K, ferro e fibras alimentares. A versão seca da fruta, em especial, é a mais consumida - contém um teor mais elevado de nutrientes e, ao mesmo tempo, é mais calórica.

Outras frutas com D: dekopon, dendê, dióspiro, dovyalis e durião.

5. Esfregadinha (ameixa da Índia) é fonte de fibras, vitaminas e minerais

Originária da Índia, a esfregadinha é uma fruta semelhante a uma ameixa - é redonda, pequena, de casca vermelha-escura e pode ser usada de diferentes formas na alimentação, consumida in natura, na forma de suco, vitamina ou salada, por exemplo. Ela se destaca por fornecer fibras, vitaminas A, do complexo B, C, fósforo, cálcio, magnésio e potássio.

Outras frutas com E: engkala, escropari e embaúba.

6. Framboesa é uma fruta vermelha rica em vitamina C e agentes antioxidantes

Pertencente ao grupo das frutas vermelhas, a framboesa é bastante nutritiva e saborosa, ótima para o preparo de geleias, compotas, doces e sucos. Ela fornece uma grande quantidade de compostos antioxidantes, vitamina C, potássio, sendo uma ótima aliada para a saúde do coração e do sistema imunológico.

Outras frutas com F: fruta-do-conde, figo, feijoa e fruta-pão.

7. Goiaba tem diferentes tipos e fornece vitaminas e minerais

Você sabia que existem diferentes tipos de goiaba? Essa fruta pode ter a polpa branca, vermelha ou rosada, por exemplo. No entanto, por mais que existam diferentes versões de goiaba, elas são bem semelhantes em termos nutricionais: fornecem vitaminas A, do complexo B, C, fósforo, ferro, magnésio, fibras, agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Outras frutas com G: graviola, groselha, guaraná e guabiroba.

8. Hawthorn é uma fruta vermelha rica em antioxidantes

De sabor azedo, semelhante à acerola, o hawthorn é uma fruta vermelha (redonda e pequena) que fornece uma grande quantidade de vitaminas, agentes antioxidantes, fibras, propriedades prebióticas e anti-inflamatórias que fortalecem o sistema digestivo.

Outras frutas com H: heisteria e hilocéreo.

9. Imbu é uma fruta da caatinga altamente nutritiva

Redonda, verdinha e altamente nutritiva, a imbu (ou umbu) é uma fruta nativa da caatinga que fornece fibras, vitaminas B1, B2, B3, C, fósforo, zinco, ferro, magnésio, fibras e agentes antioxidantes. Além de ser consumida in natura, ela pode ser usada no preparo de sucos, smoothies, geleias, sorvetes e outros doces.

Outras frutas com I: ingá, icaco, ilama e ibacurupari.

10. Jenipapo é uma fruta rica em vitaminas e minerais importantes

Muito consumido no Norte e Nordeste brasileiros, o jenipapo é uma fruta que possui polpa, raiz e casca altamente nutritivos - pode ser consumida in natura, usada no preparo de sucos e até de chás laxativos (sua raiz, inclusive, fornece propriedades diuréticas). A polpa da fruta se destaca por ser rica em fibras, vitaminas B1, B2, B3, B5, C e minerais que fazem bem para a saúde do cérebro e do coração.

Outras frutas com J: jabuticaba, jaca, jambo, jamelão e jatobá.

11. Kiwi é rico em potássio, fibras e proteínas

Além de ter um baixo valor calórico, o kiwi é uma fruta que fornece vários nutrientes importantes: fibras, potássio, cálcio, magnésio, proteínas e vitamina C. Ele pode ser consumido in natura, usado em receitas de sucos, smoothies, saladas, geleias, bolos e diferentes doces.

Outras frutas com K: kumquat, kinkan e kiwano.

12. Limão é uma fruta cítrica com ação detox e antioxidante

Ótimo para fazer uma limpeza no organismo, o limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C, cálcio, potássio e agentes antioxidantes que melhoram a saúde da pele e fortalecem a imunidade. O limão, inclusive, tem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e é ótimo para o preparo de chás ou sucos.

Outras frutas com L: laranja, lichia, longan e lucuma.

13. Mamão faz bem para a digestão e ajuda na perda calórica

Por ter um alto teor de fibras e papaínas (enzimas que digerem proteínas), o mamão é considerado um ótimo aliado para a digestão. Além disso, a fruta é rica em vitaminas A, C, antioxidantes e tem baixo valor calórico.

Outras frutas com M: maçã, manga, maracujá, melão, melancia, mexerica, morango e mirtilo.

14. Nectarina é parente do pêssego e altamente nutritiva

Pertencente à família do pêssego, a nectarina é uma fruta fonte de fibras, cálcio, ferro, potássio, vitaminas A, do complexo B, C e antioxidantes (como o pigmento betacaroteno). Ela ajuda no controle do colesterol, faz bem para a digestão e pode ser usada de diferentes formas: em sucos, geleias, compotas e doces.

Outras frutas com N: nêspera, noni, noz-pecã e naranjilla.

15. Orangelo é uma fruta híbrida rica em vitamina C

Originária do cruzamento entre a laranja e a toranja, o orangelo é uma fruta híbrida altamente rica em vitamina C. Ele ajuda a fortalecer os sistemas imunológico, nervoso e faz bem para a pele a longo prazo.

Outras frutas com O: oxicoco, oiti e ovo-de-galo.

16. Pera tem ação anti-inflamatória, antioxidante e fornece vitaminas

Além de ser uma fruta com alto teor de água, a pera apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória, fornece fibras, vitaminas C, K, cálcio, fósforo e manganês. Por isso, ela ajuda a fortalecer os ossos e o sistema imunológico.

Outras frutas com P: pêssego, pitanga, pitaia, pitomba, pequi e pomelo.

17. Quina é nativa do cerrado, rica em antioxidantes e propriedades medicinais

Nativa do cerrado, a quina é uma fruta de sabor amargo muito usada para fins medicinais. Isso porque ela fornece quininas (alcalóides de ação anti-inflamatória) e taninos (agentes antioxidantes). Muito usada no preparo de chás e sucos, ela faz bem para a saúde da pele e da imunidade.

Outras frutas com Q: quiuí e quixaba.

18. Romã combate o envelhecimento precoce e melhora a digestão

A romã é uma fruta exótica que pode trazer uma série de benefícios para o organismo. Por ser rica em vitamina C, agentes antioxidantes e fibras, ela melhora a saúde da pele (previne o envelhecimento precoce) e auxilia bastante no processo de digestão.

Outras frutas com R: rambutão, rambai e rukam.

19. Seriguela é comum no Nordeste e fornece diversos nutrientes

Muito comum no Nordeste brasileiro, a seriguela é uma fruta rica em fibras, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, do complexo B, C e antioxidantes que fortalecem a imunidade. Além de saborosa (usada no preparo de sucos), ela é bastante indicada para dietas low carb.

Outras frutas com S: sapoti, santol e salaki.

20. Tangerina é rica em vitamina C e agentes anti-inflamatórios

Pertencente ao grupo das frutas cítricas, a tangerina é fonte de vitaminas A, C, fibras, potássio, compostos anti-inflamatórios e ainda tem alto teor de água - ou seja, é ótima para hidratar o organismo. Bem versátil na cozinha, essa fruta pode render receitas de sucos, chás, geleias, compotas, saladas e doces.

Outras frutas com T: toranja, tâmara, tamarindo, taiúva, tangor e tucumã.

21. Uva tem alto teor de água e minerais

Você sabia que a uva ajuda a hidratar o organismo? Isso porque ela tem um alto teor de água e minerais como cálcio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B e C. Ela pode ser usada no preparo de sucos e diferentes doces.

Outras frutas com U: umbu, uxi, umê e uvaia.

22. Veludo é uma fruta do Cerrado de pelugem vermelha

Você já ouviu falar no veludo (ou veludinho vermelho)? Muito cultivada no cerrado brasileiro, essa fruta se destaca por conter fibras, vitamina C e agentes antioxidantes - indicada para fortalecer a imunidade e o sistema nervoso.

Outras frutas com V: vaccinium ashei, vergamota e veludo branco.

23. Wampi é de origem chinesa, com forte ação anti-inflamatória

Muito cultivado na China, o wampi (ou wampee) é um fruto da árvore de mesmo nome que tem forte ação anti-inflamatória - ajuda bastante a tratar bronquite. Ele tem uma casca castanho-amarelada e é bem suculento, sendo ótimo para fazer suco.

24. Xixá é um fruto vermelho do cerrado

Nativo do cerrado, o xixá é um fruto vermelho com sementes comestíveis que pode trazer uma série de benefícios para o organismo. Ele é fonte de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

25. Yangmei é uma fruta chinesa ótima para a digestão

Vermelho, redondo e rico em fibras, o yangmei é uma fruta originária da China que ajuda bastante no processo de digestão. Além de ser bem apetitoso, esse alimento também é ótimo para a dieta de diabéticos.

26. Zimbro é um fruto fornecido por uma planta medicinal

Redondo e de cor azul-escura, o zimbro é um fruto comestível fornecido por uma planta medicinal de mesmo nome. Ele é rico em vitamina C, flavonóides e óleos essenciais que fazem bem para a saúde da pele.

Mais noticias com...
Receitas:
Banana
Ver Mais

Últimas Matérias

O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde

O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde

Você sabe o que é o glúten? Diferentemente do que é dito comumente, o glúten não é o vilão da alimentação e nem sempre ele precisa ser retirado da rotina...

> Leia mais
Lanche para noite: o que comer antes de dormir

Lanche para noite: o que comer antes de dormir Lanche para noite: o que comer antes de dormir

O lanche da noite é importante para quem costuma acordar com fome de madrugada e acaba perdendo o sono por isso. Também conhecida como ceia da noite, a...

> Leia mais
Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde

Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde

O café está muito presente no dia a dia, mas você já ouviu falar que ele também é indicado como pré treino natural? Investir em alimentos saudáveis antes de...

> Leia mais
Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais

Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais

Comer salada todo dia é um hábito super saudável, mas se o molho que acompanha as folhas não for tão natural quanto elas, o potencial nutricional do prato...

> Leia mais
Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer

Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer

A granola é um alimento orgânico que não pode faltar na cozinha. Isso porque ele é energético e extremamente versátil, podendo fazer parte de diferentes...

> Leia mais
Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana

Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana

O vegetarianismo é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre o público infantojuvenil. O cardápio exclui qualquer tipo de carne das refeições,...

> Leia mais
Alimentos ricos em proteínas: uma opção para cada dia da semana

Alimentos ricos em proteínas: uma opção para cada dia da semana Alimentos ricos em proteínas: uma opção para cada dia da semana

Os alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a manutenção da saúde do organismo. Afinal, os macronutrientes são responsáveis por gerar energia para...

> Leia mais
Chá de alho: para que serve e duas variações poderosas da bebida

Chá de alho: para que serve e duas variações poderosas da bebida Chá de alho: para que serve e duas variações poderosas da bebida

Já ouviu dizer que chá de alho com limão faz bem para a saúde? A bebida é conhecida popularmente como uma opção caseira para melhorar quadros de gripe e...

> Leia mais
Almoço rápido e saudável: filé de frango com shimeji e salada verde

Almoço rápido e saudável: filé de frango com shimeji e salada verde Almoço rápido e saudável: filé de frango com shimeji e salada verde

Na correria do dia a dia, às vezes o tempo fica curto para preparar as refeições, não é mesmo? É justamente nessas situações que é muito importante escolher...

> Leia mais
Como fazer salada verde com brócolis, repolho, espinafre e outros ingredientes

Como fazer salada verde com brócolis, repolho, espinafre e outros ingredientes Como fazer salada verde com brócolis, repolho, espinafre e outros ingredientes

O almoço e o jantar só ficam completos quando tem uma salada verde para acompanhar, não é mesmo? Sendo servida como entrada ou ao lado de massas, panquecas,...

> Leia mais