Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas com C que valem a pena consumir de forma variada
Guia Culinário 22/04/2020

Frutas com C que valem a pena consumir de forma variada

O universo das frutas é abundante! Você já parou para pensar, por exemplo, em quais são as frutas que começam com a letra “c” e que valem a pena consumir de maneira variada? Além da série de frutas exóticas com “i” – como imbu, ingá e ilama – e frutas variadas que começam com a letra “e” – como escropari, engkala e esfraginha – nós fizemos uma lista com frutas com “c” que merecem fazer parte da sua alimentação! Dá uma conferida!

Caju é fonte de fibras, vitamina C, antioxidantes e sais minerais

Nativo do nordeste brasileiro e cultivado principalmente nas terras do Piauí, Maranhão e Ceará, o caju é uma fruta essencialmente tropical – além de ser suculento, vistoso e macio. Sua polpa ácida e adocicada é a estrela do tradicional suco de caju, mas a versatilidade da fruta também permite a preparação de licores, passas, sorvetes, doces, castanhas e mel.

O caju também não decepciona em termos nutricionais: é rico em fibras, vitamina C, zinco, cobre e agentes antioxidantes – proporcionando diversos benefícios para a saúde.

Caqui atua no sistema digestivo, melhora a imunidade e tem ação detox

O caqui é originário de dois territórios bem distantes e distintos do Brasil: China e Japão. Sua cor é vermelho-alaranjada e o seu formato é muito parecido com o do tomate, sendo, muitas vezes, confundido com o fruto. Seu sabor é adocicado por dentro e levemente amargo na casca, podendo ser consumido in natura e em sucos (normalmente sem a casca) ou em receitas de geleias, bolos, tortas, cremes, sorvetes e musses.

A fruta é fonte de fibras, vitaminas A, C e K e sais minerais como ferro, cálcio, zinco, manganês, magnésio e fósforo. Devido aos seus nutrientes, o caqui ajuda a aumentar a imunidade do organismo, atua no sistema digestivo e possui ação desintoxicante.

Cajá (ou cajazeira) é rico em vitaminas A, B e C

Tipicamente brasileiro, o cajá (ou cajazeira) é uma fruta cítrica amarelada, exótica e de muito sabor. Sua melhor safra acontece no verão, quando a fruta está madura para ser consumida em sua forma natural ou acrescida em sucos, sobremesas, vitaminas e saladas de frutas.

Em termos nutricionais, o cajá é extremamente rico em vitamina C, ajudando a prevenir gripes e resfriados. Também é composto por sais minerais como magnésio, fósforo, cálcio e ferro, outras vitaminas como A e B.

Cambucá (ou jabuticaba amarela) tem proteínas e carboidratos em sua composição

Conhecido como “jabuticaba amarela”, o cambucá é uma fruta brasileira que significa “fruta de mamar”. Afinal, ela é consumida de maneira semelhante à jabuticaba (também in natura) e seu sabor é apenas um pouco mais agridoce e intenso. O cambucá também pode ser usado no preparo de sucos, geleias, licores e doces.

Quando se trata de suas propriedades nutritivas, a fruta é reconhecida pelas altas doses de potássio, cálcio e fósforo, é rica em proteínas, carboidratos e fibras, além de possuir vitamina B1, B2 e C.

Coco é um superalimento

O coco é uma fruta superpopular no Brasil. Ele é considerado um superalimento – pois oferece vitaminas e sais minerais diversos – e pode usado de diferentes formas na alimentação, a exemplo dos produtos feitos a base de coco, como óleo, leite, farinha, açúcar e manteiga.

Em termos nutricionais, a fruta é fontes de vitaminas A, B1, B2, B5, C e E, tem sais minerais como cálcio e potássio (bom para os ossos) e possui a polpa repleta de flavonóides (fitonutrientes que têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória).