Fruta naranjilla tem propriedades de sobra! Conheça algumas delas

Naranjilla é rica em potássio, antioxidantes e vitaminas do complexo B
Naranjilla é rica em potássio, antioxidantes e vitaminas do complexo B

Conhecida como "naranjilla" no Equador e "lulo" na Colômbia, a fruta Solanum quitoense é nativa da América do Sul, mais especificamente da cordilheira dos Andes. Ela foi introduzida no Brasil não tem muito tempo - e, justamente por ainda não ser tão conhecida como outras frutas tropicais, algumas pessoas não fazem ideia de quais são os benefícios da naranjilla para a saúde. Mas, acredite, ela tem propriedades de sobra! Dá uma olhada na matéria para conhecer algumas delas.

Naranjilla é rica em potássio, mineral importante para a saúde do sistema cardiovascular

Estima-se que em 100 gramas de naranjilla há mais ou menos 200 mg de potássio - quantidade superior que a de muitos alimentos conhecidos por serem fontes do mineral. Para quem não sabe, o potássio é um dos principais aliados da saúde do coração. Ele ajuda a manter o ritmo cardíaco, é fundamental para a contração muscular e também é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, atua como uma espécie de isotônico no corpo, diminuindo a retenção de líquidos.

Fruta também é rica em caroteno, agente antioxidante que ajuda na defesa do corpo

Parente do tomate, a naranjilla também é rica em um antioxidante chamado caroteno - pigmento que fornece a coloração alaranjada da fruta. Ele ajuda a inibir a ação de radicais livres no organismo e previne doenças que causam o crescimento desordenado das células, como o câncer e outros tipos de tumores. O caroteno também é uma substância que previne o envelhecimento precoce da pele, ajudando a deixá-la mais saudável e hidratada.

Naranjilla é fonte de diversas vitaminas do complexo B

A fruta também é rica em tiamina (vitamina B1), riboflavina (B2), e niacina (B3), vitaminas do complexo B que fornecem boas doses de energia para o corpo e ajudam a fortalecer o sistema imunológico - prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e taxas elevadas de gorduras no sangue (colesterol alto).

Qual a melhor forma de consumir a naranjilla?

A naranjilla normalmente é utilizada no preparo de sucos, drinques e sorvetes. E, apesar de sua leve acidez, ela também pode ser consumida in natura - uma das melhores formas de obter todas as propriedades da fruta. Quer uma dica? Com apenas uma naranjilla, um pouco de suco de limão, gelo e açúcar, você pode preparar a "lulada" em casa - bebida tradicional da Colômbia feita exclusivamente com o "lulo". Basta bater todos os ingredientes num mixer e servir ainda gelado!

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