Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 27/02/2020

Fruta jaracatiá é muito nutritiva! Saiba mais sobre as suas propriedades

Conhecer a fundo o universo das frutas não é nada simples, sabia? Afinal, existem diferentes tipos, com sabores, cores, texturas e tamanhos distintos. O jaracatiá, por exemplo, é uma fruta pouco conhecida, mas altamente benéfica e saborosa. Ela pertence à mesma família do mamão: tem coloração laranja e um formato arredondado e alongado, mas possui uma polpa semelhante à do maracujá (viscosa, amarelada e com sementes). E, assim como outras frutas, essa é extremamente bem nutritiva! Aqui, nós fizemos uma lista com os principais benefícios do jaracatiá. Confira!

Jaracatiá é fonte de vitamina A, C e E, importantes para saúde da pele e do sistema imunológico

Por ser fonte de várias vitaminas importantes (A, C e E, em especial), o jaracatiá é ótimo para fortalecer a imunidade (prevenindo gripes e resfriados) e também faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e das células de uma forma geral. Vale destacar que essas vitaminas funcionam como antioxidantes – isto é, combatem a ação oxidante dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

Rico em fibras, jaracatiá auxilia no processo de digestão

Assim como o mamão comum, o jaracatiá tem alto teor de fibras, nutriente importante para o bom funcionamento do trânsito intestinal. Por isso, uma boa sugestão é consumir essa fruta no café da manhã – assim, você garante mais saciedade ao corpo e ainda o auxilia no processo de digestão.

Fruta é rica em clorofila, substância que ajuda a desintoxicar o organismo

Você sabia que o jaracatiá é fonte importante de clorofila? Essa substância (encontrada em diferentes tipos de vegetais) atua como pigmento natural e garante vários benefícios à saúde. Ela é importante para a desintoxicação do organismo – ajuda a eliminar as impurezas e a purificar o fígado. Por isso, inclusive, uma boa dica é preparar sucos detox usando essa fruta e outros ingredientes (como couve e água de coco).

A clorofila também protege o sistema imunológico, atua como anti-inflamatório natural e ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Interessante, né? Por isso, o ideal é manter uma dieta rica em frutas e vegetais, que são fontes importantes de clorofila e vitaminas.

Jaracatiá ajuda a prevenir a diabetes

Para prevenir doenças como diabetes (ou reduzir os níveis de açúcar no sangue), o consumo de jaracatiá é muito indicado. Essa fruta tem alto teor de fibras (que ajudam a manter um bom índice glicêmico) e, como já citamos, é fonte de clorofila – substância que ajuda a controlar os níveis de glicose no organismo. Caso a pessoa tenha pré-diabetes, por exemplo, uma boa dica é consumir jaracatiá – usando a fruta como substituta do doce.

Auxilia no controle do colesterol

Uma dieta rica em fibras é ótima para controlar os níveis de colesterol, sabia? A boa notícia é que o jaracatiá (assim como abacate, caqui, banana e outras frutas) é fonte desse nutriente – ou seja, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Além de comer essa fruta in natura, você pode recorrer a diferentes receitas para inovar no dia a dia: vitaminas, sucos, doces, saladas e por aí vai.