Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fruta dovyalis doce é uma delícia! Conheça seus benefícios
Guia Culinário 29/06/2021

Fruta dovyalis doce é uma delícia! Conheça seus benefícios

A fruta dovyalis doce, também conhecida como abricó da Flórida ou groselha hibrida, é muito usada na culinária para fazer sucos, geleias, compotas e outras receitas doces. Original da Flórida, nos Estados Unidos, é o resultado de um cruzamento híbrido acidental entre outras espécies da mesma família, Salicaceae, a Dovyalis abyssinica e a Dovyalis hebecarpa. Quer saber mais sobre os benefícios da dovyalis doce? Então continue lendo!

Frutas dovyalis são alimentos ricos em vitamina C

A dovyalis doce é uma ótima fonte de vitamina C. De acordo com o estudo “Bioactive compounds, antioxidant and physic-chemical characteristics of the dovyalis fruit“, publicado na Acta Scientiarum. Agronomy, as frutas dovyalis são poderosos antioxidantes naturais, graças à presença dos compostos bioativos flavonóides e antocianinas.

A vitamina C antioxidante atua na neutralização dos radicais livres, que promovem o envelhecimento. Ou seja, os benefícios estão diretamente ligados ao combate do aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão.

Alto teor de fibras, ferro e minerais

A rica concentração de fibras também é um destaque nessa fruta, que auxilia o sistema digestivo. Os altos níveis de ferro também ajudam no combate à anemia. Outros nutrientes oferecidos pelo consumo da dovyalis doce incluem fósforo, potássio e cálcio, que garantem energia e saúde para os ossos. Outro composto é o betacaroteno, que previne doenças cardiovasculares ao evitar que o colesterol LDL oxide.

Como aproveitar a polpa da dovyalis doce

A casca da dovyalis doce tem um tom avermelhado, que pode atingir nuances alaranjadas ou arroxeadas, e é coberta por uma fina camada de pelos. O atrativo está na polpa suculenta, ácida e com alto rendimento, já que as sementes são pequenas e facilmente removíveis. Como o nome sugere, a dovyalis doce é uma versão menos ácida entre as espécies, e por isso mesmo é mais procurada para o consumo natural.

Como consumir dovyalis doce no dia a dia?

A fruta dovyalis pode ser consumida in natura ou em receitas de sucos e doces, como geleias, compotas e até smoothies e sorvetes. Fica uma delícia! A polpa é inteiramente aproveitada, mas a casca e sementes devem ser descartadas.