Fruta condessa é uma delícia! Conheça suas vantagens nutricionais e como usá-la

Fruta condessa é deliciosa, possui ação anti-inflamatória no organismo, além de ser rica em vitamina C e carboidratos
Fruta condessa é deliciosa, possui ação anti-inflamatória no organismo, além de ser rica em vitamina C e carboidratos

Conhecida também como anona-lisa e coração-de-boi, a fruta condessa (Annona reticulata) é uma variedade da família das anonáceas. Cultivada principalmente nas Américas Central e do Sul, a condessa é muito apreciada pelo seu sabor e por sua similaridade com a fruta-pinha e com a atemoia. Mas o que realmente chama atenção nesse alimento são as características nutricionais que ele carrega. Quer saber mais sobre essa frutinha? É só continuar lendo!

Fruta condessa é uma excelente fonte de vitamina C

Assim como a laranja, o limão e das frutas cítricas de uma forma geral, a condessa é extremamente rica em vitamina C. Sua polpa, além de adocicada, é composta por uma grande concentração do nutriente que, por sua vez, reúne diversos benefícios para a saúde.

Graças à vitamina, a fruta exerce uma ação antioxidante no corpo, protegendo o organismo de possíveis doenças degenerativas e problemas como gripes e resfriados. Ela também ajuda a combater o estresse, o envelhecimento precoce e, por aumentar a absorção de ferro no corpo, consegue prevenir o desenvolvimento de anemias.

Annona reticulata possui ação anti-inflamatória no organismo

Usada como uma fruta anti-inflamatória pela medicina popular indiana, a Annona reticulata também possui propriedades medicinais. Ela conta com componentes vermífugos que auxiliam na proteção contra micro-organismos invasores. Já as substâncias anti-inflamatórias ajudam a equilibrar o funcionamento do corpo, estimulando a ação do sistema imunológico.

Fruta condessa é rica em carboidratos

Assim como a fruta-pão (alimento de origem asiática que se parece muito com uma jaca), a fruta condessa possui carboidratos simples em aproximadamente 20% da sua composição. Isso significa que ela é uma ótima fonte de energia para o corpo e pode ser digerida com facilidade, diferente dos carboidratos complexos - o que acaba sendo um fator importante especialmente para pessoas com pré-diabetes e para as que já contraíram a doença.

Como consumir e incluir o alimento no cardápio diário?

A fruta condessa pode ser consumida in natura ou utilizada para preparar receitas que fazem parte do nosso dia a dia (principalmente no café da manhã ou lanche da tarde). Uma boa dica é aproveitar a polpa da fruta para preparar diferentes tipos de doces com frutas e sobremesas saudáveis, como cremes, mousses, pudins e sorvetes.

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